top of page

São Leopoldo: em um ano de funcionamento o Zap da Saúde já atingiu 100 mil atendimentos

SÃO LEOPOLDO: criado em meio à tragédia climática de maio de 2024, o aplicativo Zap da Saúde surgiu como um instrumento de apoio aos atingidos pela cheia que perderam seus registros e necessitavam de um atendimento ágil e rápido. Nessa primeira fase, a ferramenta foi de extrema importância para pessoas desabrigadas, usuários sem acesso a medicamentos, receitas e informações.


A partir de 2025, o Zap teve uma reestruturação e ampliação, com a criação de novos serviços, fluxos e a reorganização de áreas estratégicas como a Ouvidoria Sus, Ouvidoria do Hospital Centenário, Serviço de Atendimento Especializado (SAE), atualização do Cartão Sus, cadastros, teleconsultas e regulação. Também foram incorporados novos serviços informativos, como "Violência Doméstica" e "Pare de Fumar".


Atualmente, a ferramenta conta com mais de 40 operadores diretamente envolvidos, oferecendo mais de 20 serviços digitais. Até o dia 30 de abril, o Zap da Saúde realizou 107.223 atendimentos para 48.618 pessoas diferentes, ou seja, identificadas por números de telefone únicos.


Novas ações


A Secretaria passou a realizar ações de Busca Ativa Digital, com o envio de mensagens personalizadas via WhatsApp para campanhas de vacinas e gestantes cadastradas no software G-MUS - consolidando a integração entre o Zap da Saúde e sistema de prontuário eletrônico, um dos maiores desafios enfrentados por outros municípios quando se fala em Saúde Digital. As mensagens convidam para o programa de visita ao Hospital Centenário e para a retirada do Kit Mãe Gaúcha. Além disso, a Prefeitura implantou o envio automatizado de lembretes 48h antes dos exames de ecografia obstétrica e morfológica agendados no Centro Médico Capilé - uma estratégia para reduzir o absenteísmo e qualificar o cuidado pré-natal.


Parceria com Unisinos


A parceria com a universidade também se faz presente no Zap. A Unisinos, por meio da equipe do Unitelecuidado, foi fundamental para a viabilidade, expansão e impacto do projeto, que ganhou o reforço da Clinia, uma startup que opera o software responsável por gerenciar as conversas, contratado pela Unisinos através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes).


“Temos ainda muito o que melhorar, de forma integrada, estratégica e utilizando a tecnologia para ampliar o acesso, qualificar a assistência em saúde, fortalecer a prevenção de doenças e promover qualidade de vida para nossa população”, reforçou o diretor de Tecnologia Tiago Sperb Machado.


Serviços


Através do canal oficial de WhatsApp, os moradores podem agendar e reagendar consultas, obter informações sobre procedimentos e medicamentos, receber orientações relacionadas a cada serviço ofertado e, caso necessário, realizar uma teleconsulta. Para acessar, basta enviar uma mensagem para o número (51) 99557-8541 e selecionar a opção correspondente ao serviço desejado. O funcionamento ocorre de segunda a sexta feira, exceto feriados. O horário varia conforme o tipo de solicitação.


FONTE: SCOM/PMSL

Comentários


República Start - 1
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page