São Leopoldo homenageará ferroviários pelos 150 anos da ferrovia gaúcha
- Start Comunicação

- 11 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

O Museu do Trem de São Leopoldo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), realizará, nesta quinta-feira (12), uma homenagem aos ferroviários pelos 150 anos da ferrovia no Rio Grande do Sul. O evento começa às 14.
O homenagem contará com uma apresentação especial da diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, que compartilhará os resultados de seu estágio profissional realizado no México, em novembro, no Museo Nacional de los Ferrocarriles Mexicanos. A experiência foi viabilizada pela Bolsa de Capacitação Ibermuseus - 5ª Edição.
Além disso, a programação inclui o Sarau Itinerante Ocupação, promovido por meio da Lei Paulo Gustavo. A atividade também marcará o encerramento das Rodas de Conversa e de Memória do projeto Circuito Estadual Registro de Memória – 150 anos da Ferrovia Gaúcha. A iniciativa, financiada pela mesma lei, teve como objetivo destacar as histórias dos trabalhadores ferroviários, suas famílias e moradores das cidades do interior.
O projeto também deu destaque às contribuições de negros, indígenas e operários para o desenvolvimento ferroviário no estado. “A proposta foi valorizar as memórias de quem construiu essa história e mostrar a importância das ferrovias para a integração cultural e econômica do Rio Grande do Sul”, destacou a organização.
O evento, que será realizado no Museu do Trem, é aberto ao público e promete resgatar a história e a memória da ferrovia gaúcha em um momento de celebração e reconhecimento.































Comentários