top of page

São Leopoldo: Identidade própria, é o objetivo do Governo Heliomar Franco com os ajustes no primeiro escalão

ree

Em um governo novo, com um prefeito de primeiro mandato e principalmente, com antagonismo ao governo anterior, as dificuldades de começo de gestão são muito grandes. E o prefeito Heliomar Franco (PL), está passando pelo processo natural de conhecer a nova casa. Uma casa, cheia de meandros e atalhos que ainda não são de seu conhecimento pleno, mesmo após oito meses de governo.


Os primeiros meses da nova gestão municipal ainda estão marcados, pela presença de compromissos políticos assumidos na campanha de 2024 e pela escolha de quadros técnicos em funções estratégicas. Mas, as alterações já acontecem e ainda vão continuar nos próximos meses.


Na montagem inicial do secretariado, Heliomar Franco, fez a opção de uma combinação entre aliados políticos que ajudaram em sua eleição, alianças de governabilidade (leia-se PDT) e nomes técnicos. A estratégia, considerada natural em início de mandato, trouxe ao mesmo tempo vantagens e desafios, já que parte da equipe não tinha experiência direta com a máquina pública municipal e principalmente, por muitos se cruzarem pelos corredores da administração sem se conhecerem.


O novo governo ainda está enfrentando a complexidade de administrar com “caras novas”, ao mesmo tempo em que buscava se adaptar ao funcionamento da administração. A realidade mostrou que, em alguns setores, era necessário contar com pessoas de maior vivência em cargos públicos, seja servidores de carreira ou lideranças que já participaram de gestões anteriores. As mudanças recentes em secretarias e órgãos municipais refletem esse movimento.


Algumas substituições ocorreram por necessidade política e outras por avaliação direta de desempenho.


O processo, faz parte do tempo de ajustes que é característico e comum em governos de primeira viagem. Nada de absurdo está acontecendo no governo municipal de São Leopoldo. O processo é natural e necessário. O governo Heliomar, na prática termina a fase de campanha e seus compromissos e começa a fase de identidade própria. Sobre traições ou promessas políticas quebradas, tudo é relativo, até porque, nem um governo pode se inviabilizar mantendo tensões políticas dentro de casa ou o que é pior, manter pessoas incompetentes para não desagradar acordos. É questão de sobrevivência.


O desafio de Heliomar Franco, é consolidar um grupo capaz de equilibrar experiência administrativa com renovação de quadros, garantindo governabilidade sem abrir mão de compromissos firmados. A expectativa é que até o final de 2025, se consiga estabilizar a equipe e definir de forma mais clara a verdadeira cara da gestão Heliomar Franco. A partir daí, termina a lua de mel com o eleitor.


Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br / Por Bado Jacoby

Comentários


Banner-site-01-1230x1030
WhatsApp Image 2025-10-31 at 12.10.47 (2)
31882_1230x1020
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
banners-agosto-turismo-1230x1020
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page