top of page

São Leopoldo já se prepara para o Bicentenário do município e da Imigração Alemã no Brasil


Imagem: Thales Ferreira/ PMSL.

São Leopoldo está avançando nos preparativos para a celebração do Bicentenário e os 200 anos da imigração alemã no Brasil.


O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assinou a portaria 119.301, que institui a Comissão Executiva do Comitê do Bicentenário, nesta quarta-feira (10) no Centro Administrativo. O evento foi realizado com a presença dos integrantes do Comitê que reúne órgãos do governo municipal e sociedade civil. Vanazzi destacou a importância da sinergia entre os diferentes segmentos da sociedade para organizar as ações. “Estamos preocupados com a história do município, o que ela representa e com todos que construíram a história”, afirmou. Um dos objetivos do trabalho, de acordo com o prefeito Ary Vanazzi, é a construção de um monumento dos 200 anos para que todos se sintam representados.


O prefeito projeta uma celebração para comemorar a participação, a integração, a história, a economia e as raízes do município. “Uma das características da nossa cidade é que grande parte é migrante e não tem a cidade como seu pertencimento. Os 200 anos têm que construir o pertencimento da população de modo geral para que a cidade dê um salto econômico, político, cultural e histórico que é o grande desafio nosso”, destacou. A Superintendência de Comunicação da Prefeitura apresentou uma proposta de logomarca e slogan para a identidade visual do Bicentenário, que estará sob avaliação no próximo período. O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, conduziu o encontro que também definiu sobre as pautas específicas e o processo organizativo para o andamento dos trabalhos. A diretora de Relações Institucionais do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Ingrid Marxen, foi uma das participantes e destacou que a reunião foi muito boa para a definição das competências das comissões.


Sobre a Comissão Executiva

A Comissão Executiva tem a finalidade de organizar as comemorações, projetos, eventos, publicações e demais atividades relativas ao Bicentenário e aos 200 anos da imigração alemã. São os membros: Gabinete do Prefeito, Gabinete do Vice-prefeito, Secretaria Geral de Governo (SGG), Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e Câmara de Vereadores.


Da sociedade civil, farão parte as seguintes representações: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Faculdades EST, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (ACIST), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Comissão Histórica do Bicentenário, Instituto 2024 e representação dos Sindicatos de Trabalhadores - sendo o titular Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (STIMMESL) e suplente o Sindicato dos Professores Municipais de São Leopoldo (Ceprol). Comissões Temáticas

Estão definidas cinco Comissões Temáticas: Comissão Histórica, Comissão de Promoção da Cidade, Comissão de Desenvolvimento Social, Comissão de Desenvolvimento Econômico e Comissão de Eventos e Comemorações. O pesquisador Erny Mugge apresentou o andamento das atividades da Comissão Histórica. Organizada desde julho de 2021, a Comissão já está trabalhando com algumas ações, entre elas debates e palestras e a publicação de um almanaque. O Comitê do Bicentenário foi instituído em 2021, reunindo 90 representações do governo municipal e sociedade civil.


Fonte: PMSL

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page