top of page

São Leopoldo: Museu do Trem é cenário nas gravações do filme “Aba Larga”

Foto: divulgação
Foto: divulgação

SÃO LEOPOLDO: o Museu do Trem, foi um dos locais de filmagem do longa-metragem Aba Larga, produção que resgata parte da história da Brigada Militar no Rio Grande do Sul. As gravações no município ocorreram no dia 15 de outubro, utilizando os ambientes históricos do museu para compor a atmosfera de época do filme.


Produzido pela Ruschel Studios e viabilizado por incentivos do Iecine, Pró-Cultura/RS e Lei Paulo Gustavo, o longa narra a origem de um grupo de brigadianos que combateu o abigeato, o furto de gado, crime recorrente nas regiões rurais gaúchas no século XIX.


O projeto reúne nomes de peso do cinema e da televisão nacional: Zé Victor Castiel, Werner Schünemann, Roberto Birindelli, Ângela Dippe, Juliana Silveira, além de Emiliano Ruschel, que dirige e estrela o filme.


Com 25 diárias de gravação, a produção envolveu mais de 80 profissionais, 240 figurantes, dezenas de cavalos e contou com apoio direto da Brigada Militar para garantir autenticidade nos uniformes, armas e cenografia.


Após filmagens em cidades como Santa Maria, Itaara e Silveira Martins, Aba Larga chegou à capital Porto Alegre entre os dias 15 e 17 de outubro, com locações em pontos simbólicos como cemitério municipal, sede da Brigada Militar, ferrovias e imóveis históricos.


O filme ainda não teve sua data de estreia divulgada, mas já é esperado como uma produção que valoriza o cinema regional e coloca em foco a memória rio-grandense.


Escolher o Museu do Trem como cenário reforça o potencial cultural de São Leopoldo, um local que preserva memória ferroviária e histórica e destaca a capacidade da cidade de servir como palco para grandes produções audiovisuais que dialogam com o patrimônio local. Declarou a produção do filme.


A obra promete unir ação, drama e história, explorando dilemas morais, lutas de poder e o surgimento de uma instituição que teve papel central no Rio Grande do Sul. Ao revisitar o episódio dos “Abas Largas”, o filme traz à tona uma narrativa pouco contada: a da proteção da ordem rural, em um período marcado por insegurança e disputas territoriais.


Com produção predominantemente gaúcha e equipe local, "Aba Larga" é manifestação de um cinema que se constrói de dentro para fora, valorizando cenário, cultura e talento regional. Permanece agora a expectativa sobre sua estreia e o impacto que terá na cena cinematográfica brasileira.


Comentários


31882_1230x1020
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
banners-agosto-turismo-1230x1020
Banner_1230pxX1020px_CDL
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page