São Leopoldo | Prefeitura e Cufa firmam parceria para fortalecer atendimento em saúde mental
- Start Comunicação

- 2 de abr. de 2025
- 1 min de leitura

Na manhã desta terça-feira, a Prefeitura de São Leopoldo e a Central Única das Favelas (Cufa) assinaram um acordo de cooperação para o fortalecimento do atendimento psicológico à população atingida pela enchente. A Cufa, com apoio da L’Oréal, disponibiliza um profissional da área de psicologia sem custo para o município em troca do espaço em unidades básicas para o atendimento.
Foram contempladas as unidades Brás, Padre Orestes e Cohab Feitoria, além de dois centros comunitários nos bairros Rio dos Sinos e Campina. Para ter acesso, o usuário deve procurar uma das unidades e passar pela triagem. A parceria tem duração de três meses e pode ser prorrogado.
“É um projeto pós-enchente. As pessoas não tinham se recuperado da pandemia. O abalo foi muito grande. Queremos fazer um atendimento em saúde mental que chegue até as regiões periféricas. A Prefeitura tem o importante papel de fazer um direcionamento de onde realmente necessita o serviço”, destacou o coordenador da Cufa em São Leopoldo, Pablo Dalavera.
A secretária Kelbe Gonçalves ressaltou que o município tem priorizado o tema tanto nas unidades básicas quanto nos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps). “Notamos um aumento na demanda e nos atendimentos após a pandemia e que se agravou com a enchente do ano passado. Por isso, todo reforço é bem-vindo”.
Participaram do ato o secretário de Direitos Humanos Leonardo Klaus e a representante das mulheres da Cufa em São Leopoldo, Derci Alba.

































Comentários