top of page

São Leopoldo: prefeitura entrega obra de reforma do Teatro Municipal na festa dos 197 anos da cidade


ree
Prefeito Ary Vanazzi

SÃO LEOPOLDO: a Prefeitura de São Leopoldo entregou na manhã de hoje, 25 de julho, a obra de reforma e revitalização do Teatro Municipal. Inclusa na Programação especial da São Leopoldo Fest 2021, que acontece de forma híbrida, a reabertura do espaço que contou com a intervenção cênica do ator e humorista Maikinho Pereira, a exibição do documentário “1824: o início de um legado” e o concerto da Camerata Presto. O dia de hoje é marcado pelos 197 anos de São Leopoldo e da imigração alemã no Brasil. Comunidade cultural deve abraçar o teatro, reforça Vanazzi

O prefeito Ary Vanazzi fez um apelo à comunidade cultural leopoldense, reafirmando a necessidade do setor cultural abraçar o teatro como um espaço da cidade. “Merecemos uma cidade mais ativa, mais alegre, mais feliz, que respeite e valorize a história, a cultura, os credos, as ideologias. A reinauguração do teatro faz parte disso, pois a história se revigora nesses momentos, e é necessário que a cultura tenha esse espaço como algo do nosso cotidiano,”

“O teatro é muito especial, foi uma obra complexa, que necessitou de adaptações e foi possível com apoio de todos que se dedicaram a essa obra”, reforçou o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos. A presidenta da Câmara de Vereadora, vereadora Ana Affonso (PT) lembrou que este é um momento difícil para o Brasil, com mais de 540 mil mortos pela pandemia, e que o setor cultural é um dos economicamente mais atingidos pela crise sanitária, e por isso a importância de investir em cultura neste momento é ainda maior. “São Leopoldo mostra respeito a preservação permanente do patrimônio público é cultural, e isso é ainda mais importante no momento em que estamos vivendo”, reconheceu a vereadora.

A cerimônia de entrega da obra de reforma foi acompanhada também pelo vice-prefeito Ary Moura, por secretários municipais, vereadores, representantes da sociedade civil e teve a presença do deputado federal Marcon (PT/RS)

Homenagem a Liana Weber Cardoso

ree
Pedro Vasconcellos, secretário de Cultura de São Leopoldo

Emocionado, o secretário Pedro Vasconcellos dedicou a reinauguração do Teatro Municipal a servidora Liana Weber Cardoso. Concursada como agente administrativa, atuou desde a sua admissão, em 2007, na Secretária de Cultura e era secretária-executiva do Conselho de Patrimônio Cultural de São Leopoldo. “Não havia ninguém mais feliz com essa reforma do que a Liana”, lembrou Vasconcellos. A servidora faleceu na última segunda-feira, 19 de julho.

Reforma

A obra do Teatro foi viabilizada no ano de 2019, depois de ser fechado em 2016 devido aos problemas na estrutura e infiltrações. Para fazer as medidas necessárias foram investidos R$ 340 mil, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) via Patrimônio Histórico de São Leopoldo e recursos próprios da Prefeitura.

Vasconcellos ressalta que o Teatro Municipal de São Leopoldo comporta espetáculos diversificados como o teatro, música, cinema e audiovisual atendendo as exigências técnicas de vários níveis. “Esta reabertura é muito importante para a retomada trazendo as atividades culturais diversificadas e plurais com todas as linguagens, produzidas no Brasil e no exterior para serem apresentadas à comunidade leopoldense. O retorno das atividades presenciais é muito aguardado pelo setor da Cultura e pela sociedade de modo geral”, reforça.

A obra contemplou a instalação de uma nova estrutura para o telhado, utilizando aluzinco com proteção térmica, troca do carpete e do forro e a adaptação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). As melhorias também foram feitas nos camarins e a instalação de equipamentos de segurança para os técnicos de imagem e de som.

O Teatro Municipal teve sua inauguração em 2008, quando o antigo Auditório General Mario da Fonseca é reformado, equipado e transformado no Teatro Municipal. Desde 2013, o calendário e as sessões de uso são pautados por edital de ocupação semestral. O evento para entrega da obra foi organizado seguindo as normas de prevenção da Covid-19 assim como serão seguidas para a ocupação.

Galeria de Arte Liana Brandão

A Galeria também teve melhorias: foram colocados pisos novos, realizada a restauração das janelas e banheiros (feminino e masculino). A iluminação e a pintura das paredes também foram renovadas. No dia 26 de julho, às 19h, será realizada a abertura da Exposição Mulheres Negras do artista Biba Jacques que ficará no local até o dia 3 de setembro. A curadoria é de Gilnei Lucas.

O Teatro e a Galeria compõem o Centro Cultural José Pedro Boéssio, localizado na rua Osvaldo Aranha, 934, centro de São Leopoldo na Praça 20 de Setembro, conhecida como Praça da Biblioteca.


Fonte: SCOM/PMSL

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page