São Leopoldo: Prefeitura inicia nova etapa de desassoreamento no Arroio João Corrêa
- Start Comunicação

- há 3 horas
- 1 min de leitura

A Prefeitura de São Leopoldo deu início, nesta quinta-feira (29), a uma nova etapa do programa Desassorear RS, ação que integra o Plano Rio Grande, do Governo do Estado, voltada à recuperação de arroios e sistemas de drenagem em municípios atingidos pela enchente de 2024. Após a conclusão dos trabalhos no arroio Kruze, as equipes atuam agora no Arroio João Corrêa, no trecho entre a BR-116 e a Casa de Bombas, no bairro Vicentina.
De acordo com o prefeito Heliomar Franco(PL), o desassoreamento é fundamental para garantir o funcionamento adequado da Casa de Bombas e ampliar a segurança da população. “Desde o início da gestão, nos envolvemos diretamente nesse projeto. Estamos falando de uma obra estruturante, que melhora o escoamento da água e reduz riscos, especialmente na região oeste da cidade”, destacou.
A diretora-geral do Semae, Cladis Magnani, explicou que a limpeza pode remover até 1,5 metro de sedimentos acumulados no leito do arroio. “Com o aumento da vazão, o sistema de drenagem funciona melhor e traz mais tranquilidade para os moradores da região”, afirmou.
O serviço é executado pelo Governo do Estado, com fiscalização da Secretaria de Obras e do Semae. Segundo o secretário Tarzan Corrêa, a previsão é de conclusão em cerca de duas semanas, dependendo das condições climáticas. Parte do material retirado será reutilizada na base do dique, contribuindo para sua sustentação. A ação também foi acompanhada pela Secretaria do Meio Ambiente, que confirmou que a intervenção possui todas as licenças ambientais necessárias.
FONTE: PMSL































Comentários