São Leopoldo promove Audiência Pública sobre implantação do IFSul na cidade
- Start Comunicação

- 12 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Uma Audiência Pública para debater a importância da implantação de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em São Leopoldo foi realizada nesta segunda-feira (11), na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal). A realização do encontro foi uma parceria entre prefeitura, Câmara de Vereadores, 14º Núcleo de Professores do Estado do RS (Cpers, Sindicato dos Professores Municipais Leopoldenses (Ceprol), Câmara Temática da Indústria, Rede Humano e Conselho Municipal de Educação (CME).
O IFSul já mantém, no Centro de Eventos da cidade, o Laboratório de Desenvolvimento dos Projetos em parceria com a Secretaria de Educação (Smed). Se aprovada a instalação do campus no local, o município vai ceder a área e o IFSul vai definir os cursos que serão oferecidos, podendo vir a atender 1,5 mil alunos.
Durante a audiência, o prefeito Ary Vanazzi salientou que a instalação da unidade do IFSul possibilitará o acesso ao ensino superior gratuito. “A instalação de uma unidade confirma São Leopoldo como um polo produtor de conhecimento. Além disso, o instituto desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão, com escolas do município e outras entidades sociais, podendo ainda ofertar cursos técnicos visando a complementação profissional na educação de Jovens e Adultos. Isso dá mais qualidade no ensino para a nossa população”, destacou.
O pró-reitor do IFSul, Vinícius Martins, participou do encontro e explicou sobre o funcionamento dos institutos, cursos e público-alvo. “A implantação de um Instituto Federal no município representa um grande avanço na ampliação e democratização ao acesso à educação pública de qualidade. A Instituição reúne elementos singulares para a definição de sua identidade, assumindo papel representativo de uma verdadeira incubadora de políticas sociais, uma vez que constrói uma rede de saberes que entrelaça cultura, trabalho, ciência e tecnologia em favor da sociedade”, disse.
Manifestaram-se também, demais autoridades e representantes da comunidade em geral, salientando a importância deste movimento e engajamento da cidade, em prol de melhorias na educação.
IFSul
O IFSul, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, foi criado a partir do CEFET-RS, mediante Lei n°11.892, de 29 de dezembro de 2008. A sede administrativa está localizada em Pelotas e é formado por quatorze campus: Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Sapucaia do Sul, Charqueadas, Passo Fundo, Bagé, Camaquã, Venâncio Aires, Santana do Livramento, Sapiranga, Lajeado, Gravataí, Jaguarão e Novo Hamburgo.
O Instituto Federal, caracterizado pela verticalização do ensino, oferta educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino, assim como articula a educação superior, básica e tecnológica.
Fonte: PMSL

































Comentários