São Leopoldo promove oficinas de dança para celebrar o samba e o Carnaval no próximo domingo
- Start Comunicação

- 3 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

São Leopoldo será palco, no próximo domingo (8), de uma iniciativa especial para os amantes do samba e da cultura carnavalesca. Em celebração ao Dia Nacional do Samba, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Escola de Samba Império do Sol, realizará as Oficinas do Samba.
O evento, gratuito e aberto ao público de todas as idades, acontecerá a partir das 14h, na quadra da escola (rua São Domingos, 427, bairro São Miguel).
As oficinas ensinarão as técnicas e a tradição das danças de mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte, essenciais para os desfiles de carnaval. A atividade será conduzida pelos experientes mestres Ramão Carvalho e Natália Vigano, que prometem uma imersão na prática e na história dessas figuras centrais do carnaval brasileiro.
“A oficina será um encontro para abordar os saberes da dança nobre do carnaval. Iremos discorrer sobre a tradição e a importância do quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e também da Porta-Estandarte no módulo Dança do Carnaval. Em minha opinião, considero muito a representatividade ancestral desta dança, que perpassa pela miscigenação cultural brasileira”, destacou Ramão Carvalho.
Durante a oficina, os participantes aprenderão sobre postura, disciplina e aspectos técnicos da dança, com orientações tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. A proposta busca não apenas ensinar, mas também valorizar e fortalecer as raízes da cultura popular brasileira.
O evento faz parte da programação adaptada do Carnaval 2024 de São Leopoldo, que precisou ser reorganizada devido à enchente que atingiu a cidade em maio deste ano. A iniciativa conta com o apoio do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.































Comentários