top of page

São Leopoldo realiza diversas atividades dentro da programação da 21ª Semana Nacional dos Museus


ree
Imagem: Vanessa Bueno/ PMSL.

São Leopoldo celebrou a 21ª Semana Nacional dos Museus com várias atividades ao longo da semana. Foram ações presenciais e virtuais organizadas pelo Sistema Integrado Municipal de Museus e Espaços de Memória (Simmem).


A edição deste ano teve como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. Promoveram as agendas, o Simmem, Museu do Trem, Comissão Histórica do Bicentenário, Galeria de Arte Liana Brandão, Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL) e Museu do Rio dos Sinos.


O titular da Secretaria de Cultura e relações Internacionais (Secult), Marcel Frison destacou que os museus são espaços fundamentais como espaços de memória de tudo que é produzido na história em todas as sociedades. “Parabenizo todos que constroem esses espaços de memória, que são fundamentais para podermos aprender com o passado e construir o nosso futuro”, afirmou o secretário durante visita ao Museu do Trem no Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.


Neste sábado (20), foram realizadas duas programações: uma no Museu do Trem e a outra no Museu Histórico Visconde.


Leituras compartilhadas


À tarde, o Museu do Trem realizou as leituras compartilhadas: pessoas, poesia, arte e trocas. A abertura foi feita pela diretora da instituição, Alice Bemvenuti, que falou sobre as diferentes atribuições do Museu do Trem, para além da salvaguarda do patrimônio, mas da promoção da relação com o seu público.


A atividade contou com a participação do multiartista Everton Cidade, que fez a leitura e conversou sobre seu livro de poesias mais recente “Cohab Goya”. Na sequência, a escritora Vera Hoffmann contou a história de Sofia com os poemas que sensibilizaram uma cidade. A contação teve como base o livro “A caligragia de Dona Sofia”, de André Neves. A tarde contou ainda com a participação da proprietária da Boabá Livros, Joana Cicconeto, que leu alguns trechos e falou das suas percepções sobre o livro “Tudo é rio”, da escritora Carla Madeira.


Para fechar a programação no Museu do Trem, a educadora física, professora do IFSul de Veranópolis, Janaina Dieder, promoveu as “Conversas sobre cidadania e justiça social”, a partir de suas experiências de pesquisa e trabalho, ouvindo os relatos dos participantes. Ela também falou sobre o coletivo feminino Mulheres Quebrando Tabus de Novo Hamburgo, do qual é idealizadora e fundadora.


Genealogia dos municípios desmembrados da Colônia Alemã de São Leopoldo


O MHVSL inaugurou a árvore genealógica dos municípios originados a partir da Colônia Alemã de São Leopoldo. O painel gráfico está exposto na área externa da instituição e ilustra como se deu o processo de separação a partir de 1846. A inauguração simbólica foi realizada pela direção do Museu no início da tarde.


O diretor e vice-presidente do Museu Histórico, Cássio Tagliari, destaca a importância da instituição na preservação histórica para as futuras gerações. “O Museu Histórico nasceu para salvar a história da imigração alemã e se tornou uma referência. É um dos maiores centros de documentação da imigração alemão do sul do Brasil”, afirma. Segundo Tagliari, o Museu abriga documentos, arquivos, objetos que representam o cotidiano dos imigrantes alemães e da história urbana em si. Muitas doações são provenientes de familiares de imigrantes.


Além do acervo físico, o MHVSL conta com material digitalizado, que contempla todas as edições do jornal “Deutsche Post” e acervo referente ao período do Império. O Museu fica aberto para visitação de terça-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.


Projeto Arquivo Público Histórico Eloísa Capovilla


Um dos eventos da Semana foi a live “Conhecendo o Projeto do Arquivo Público Histórico Eloísa Capovilla”, transmitida na última sexta-feira (19), que está disponível no Facebook. O coordenador de Patrimônio Cultural da Secult, Joel Santana, apresentou o trabalho para elaboração do projeto de lei para criação do arquivo. Também participou da apresentação a ex-aluna da professora Eloísa e membro do colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul.


A programação fechou com o Sarau do Rio realizado neste domingo (21) no Museu do Rio dos Sinos.



Fonte: PMSL

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page