São Leopoldo recebe comemoração senegalesa em homenagem a Magal Touba
- Start Comunicação

- 4 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Cultura, celebração, música e solidariedade. Assim, ocorreu a 5ª festa Magal Touba em São Leopoldo nesta segunda-feira (4), realizada na Sociedade Orpheu, contou com a presença dos senegaleses que vivem no município e da comunidade em geral.
O evento une confraternização, orações, cantos e recital de poemas ressaltando o sagrado e a memória muçulmana. O organizador, Cheikh Diopp, destaca que Magal Touba é uma tradição no seu país, na qual além de religiosidade da cultura muçulmana, traz elementos culturais do povo de Senegal nas suas roupas, decoração e na culinária. A programação envolveu um café da manhã, servido às 8h, o almoço, relatos dos poemas, e segue com um café da tarde e encerramento com um jantar, às 20h. A festa é gratuita a toda sociedade.
Para o senegalês Malick Ndiaye, de 42 anos, a festa gira em torno do líder muçulmano Ahmadou Bamba, que lutou pelo seu povo. "Hoje estamos comemorando o dia em que ele retornou para Touba após propagar o Islã longe do nosso país", destaca. Já a moradora do bairro Santos Dumont, Maria Noeli da Silva Evangellio, conta que já participou de outras edições da Grande Magal Touba, inclusive participando dos desfiles. "Já tenho conhecimento de alguns deles, pois muitos trabalham aqui no centro de São Leopoldo. O que eu mais gosto aqui da festa é de escutar esses hinos, fazem bem para a alma", enfatiza.
A chefe do Departamento de Igualdade Racial, Adriângela Cabral Jacob, conta que a discriminação racial enfraquece décadas de progresso em direção à igualdade. Por isso, é preciso garantir a inclusão e a consistência nas abordagens regionais para o acolhimento e proteção dos migrantes, independentemente da nacionalidade, raça, condição migratória e etnia. “É um direito fundamental voltado para a eliminação da discriminação racial em relação aos migrantes. O Departamento de Igualdade Racial apoia as abordagens de toda a sociedade baseadas na liberdade dos migrantes em todos os contextos, para permitir que a auto-organização defenda os seus direitos”, aborda.
Grande Magal de Touba
O Grande Magal de Touba é a principal festa religiosa do Senegal, realizada em homenagem ao líder muçulmano Cheikh Ahmadou Bamba Mbacké, que lutou pela liberdade religiosa do país durante a colonização francesa. Os peregrinos se dirigem à Grande Mesquita para reafirmar seu compromisso com a fraternidade fundada por Ahmadou Bamba. Etimologicamente, Magal é um termo Wolof que significa “homenagear, celebrar, engrandecer”. O Grande Magal consiste em dar graças a Deus.
Fonte: PMSL































Comentários