São Leopoldo recebe novas urnas eleitorais
- Start Comunicação

- 26 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

Faltando pouco mais de quatro meses para as eleições de 2022, o cartório eleitoral de São Leopoldo recebeu nesta quarta-feira (25), as urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito. Chegaram 505 equipamentos às duas zonas eleitorais do Município, a 51ª e a 73ª, substituindo os aparelhos antigos que foram recolhidos ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e poderão ser utilizadas emergencialmente no interior do Estado na data da votação. Na região do Vale dos Sinos, Esteio já havia recebido as máquinas em abril. Porém, Sapucaia do Sul e São Sebastião do Caí — responsável por Portão e Capela de Santana — ainda aguardam a remessa da Justiça Eleitoral.
As urnas da cidade eram utilizadas desde 2010 e foram substituídas pelas novas do modelo UE2020. Os equipamentos serão utilizados nas 477 seções das duas zonas eleitorais da cidade. Nas eleições passadas, o Município teve 402 seções pois não havia urnas suficientes e algumas tiveram de ser incorporadas por outras, funcionando no mesmo local de votação. Na época, São Leopoldo havia cedido equipamentos ao TRE, uma vez que a licitação feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia atrasado e as máquinas não estariam prontas para uso no pleito passado.
De acordo com o TSE, cada urna fabricada tem identificação interna própria e só é reconhecida efetivamente como um equipamento da Justiça Eleitoral depois da certificação. Ela tem uma arquitetura de segurança que não se iguala a nenhum outro tipo de equipamento de votação no mundo. Normalmente, o computador tem apenas um processador; a urna tem cinco: o primeiro é a urna propriamente dita, e os outros quatro são de segurança.
Nem quem fabrica a urna consegue executar um programa que utilize completamente o equipamento sem a certificação. Antes do procedimento, por exemplo, somente as teclas Branco e Corrige funcionam. Só depois da certificação é que a tecla Confirma é liberada.































Comentários