top of page

São Leopoldo registra alta de 15,74% nos imóveis e tem a 3ª maior valorização do FipeZap em 2024

Imagem: reprodução/ Internet.
Imagem: reprodução/ Internet.

São Leopoldo foi uma das cidades brasileiras com maior valorização no mercado imobiliário em 2024. Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgados nesta quarta-feira (7), mostram que o preço médio do metro quadrado no município chegou a R$ 5.101 em dezembro, uma alta de 15,74% em relação ao ano anterior, superando mais que o triplo da inflação acumulada no período, de 4,71%.


Entre as cidades analisadas, apenas Curitiba (PR), com alta de 18%, e Salvador (BA), com 16,38%, apresentaram resultados superiores. No panorama nacional, o preço médio dos imóveis subiu 7,7%, também acima da inflação anual. O levantamento FipeZap, baseado nos anúncios de imóveis residenciais prontos em 56 cidades, revela que nenhuma capital registrou queda nos preços.


Especialistas atribuem o aumento ao cenário econômico do início de 2024, quando a redução das taxas de juros impulsionou financiamentos e aqueceu o mercado. “Vimos a busca por imóvel crescendo. E ainda hoje ela se mantém em um patamar alto”, afirmou Coriolano Lacerda, gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado do Grupo OLX. A expectativa de estabilidade ou queda dos juros foi revertida no fim do ano, o que esfriou a demanda.


Com a elevação das taxas de crédito imobiliário por bancos como Caixa e Itaú, muitas famílias perderam poder de compra. Estima-se que um aumento de 1 ponto porcentual nos juros elimina cerca de 550 mil famílias do mercado, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). “Acho que o mercado de imóveis de médio e alto padrão vai sofrer”, destacou Ana Maria Castelo, da FGV.


Além disso, os custos de construção continuam a pressionar o setor. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 6,34% até novembro, com destaque para os custos de mão de obra, que subiram 8,22%. Para 2025, a previsão é de um mercado mais alinhado com a inflação, embora o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, alerte para desafios significativos para construtoras e consumidores devido à alta nos custos.

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page