top of page
Buscar

São Leopoldo retoma vacinação para a faixa etária a partir dos 12 anos e amplia terceira dose


A vacinação continua em São Leopoldo | Imagem: Reprodução

Na quarta-feira, dia 13 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) reabre a vacinação para pessoas a partir dos 12 anos de idade, com ou sem comorbidades. O Centro de Eventos (Ceven), na avenida São Borja, 1860 e o Ginásio Municipal Celso Morbach, na avenida Dom João Becker, atendem das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.


Para receber a primeira dose é necessário comparecer aos locais de vacinação com documento com foto, CPF e Cartão SUS. Em caso de menores de idade, é necessário a presença de pais ou responsáveis.


Segunda dose

Nos dois locais serão aplicadas as segundas doses do imunizante Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz e CoronaVac para a conclusão do esquema vacinal.


- Pfizer para quem realizou a primeira até o dia 23 de agosto;

- AstraZeneca/Fiocruz para quem realizou a primeira até o dia 10 de julho

- Coronavac/Butantan para quem completou 21 dias de intervalo da primeira dose.


Para a segunda dose é necessário levar cartão de vacinação e documento com foto.


Terceira dose a partir dos 60 anos

A Semsad ampliará a faixa etária da terceira dose para pessoas com 60 anos ou mais. O Centro de Eventos terá a opção do drive-thru apenas para indivíduos imunossuprimidos, com intervalo de 28 dias, e idosos acima de 60 nos que completaram 6 meses da última dose. Os demais devem se dirigir pelo sistema a pé ao local. Os dois grupos também têm a opção a pé no ginásio municipal. Profissionais de saúde, com seis meses de intervalo, também tem direito à dose complementar a pé nos dois locais. A lista de imunossuprimidos e de profissionais de saúde está no final da matéria.


Blitz nas Escolas

A Blitz nas Escolas estará pela manhã na Escola Tancredo Neves, na rua Nove, das 9h às 11h30, e à tarde na Escola Santa Marta, na rua Jacarandá, das 13h30 às 16h. Ambas instituições localizadas no bairro Arroio da Manteiga.


Imunossupressão

- Imunodeficiências primária grave

- Quimioterapia para câncer

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

- Pessoas vivendo com HIV/Aids

- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

- Pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

- Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).


Profissionais de Saúde

Considera-se profissional da saúde apto a receber a dose de reforço indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância em saúde, regulação e gestão. Portanto, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde como: hospitais, laboratórios, farmácia, drogaria, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, agentes comunitários, agentes de endemias e trabalhadores de apoio aos serviços de saúde.


Para receber a dose é preciso levar documento com foto, CPF, comprovante de vacinação, contracheque, contrato ou carteira de trabalho.


Fonte: PMSL

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page