São Leopoldo: violência contra a mulher é pauta de palestra na Câmara Municipal
- Start Comunicação

- 27 de ago.
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: nesta terça-feira (26/08), a Câmara Municipal recebeu a delegada Michele Arigony, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) do município, para uma palestra promovida pela Escola do Legislativo Darcy Ribeiro, proposta pela presidente do Legislativo Municipal, vereadora Iara Cardoso, e da coordenadora da escola, Neusa Nascimento. O encontro teve como tema “Violência contra a mulher e os avanços na rede de proteção”, em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.
Durante a atividade, realizada no plenário da Câmara, a delegada apresentou dados, reflexões e experiências sobre os desafios enfrentados no enfrentamento à violência doméstica, destacando a importância do fortalecimento da rede de proteção e dos avanços conquistados nos últimos anos. “Agosto Lilás é mais do que um mês no calendário, é um alerta e uma oportunidade de reflexão. Nós, mulheres, conquistamos avanços históricos, fruto de muita luta e resistência. Mas não podemos fechar os olhos para dados alarmantes: segundo o Fórum Econômico Mundial, a paridade de gênero só será alcançada daqui a 123 anos”, destacou a vereadora Iara Cardoso.
A parlamentar ainda lembrou a importância dos movimentos e das campanhas de conscientização, como o Agosto Lilás e o Dia Internacional da Mulher. “Precisamos continuar unidas, cobrando políticas públicas eficazes, denunciando desigualdades e garantindo que nenhuma mulher seja silenciada. A luta é de todas nós, e juntos podemos acelerar essa mudança”, concluiu.
O evento reuniu servidores, representantes da sociedade civil e comunidade em geral, que puderam compreender de forma mais profunda o papel das instituições e da legislação no apoio às mulheres vítimas de violência. Além do público presente, participaram ainda a vereadora Karina Camillo (PT) e os vereadores Alexandre Silva (PL), Fábio Bernardo (PT) e Jailson Nardes (PP).
Conforme Iara Cardoso, presidente do Legislativo Municipal, a iniciativa reforça o compromisso da Escola do Legislativo Darcy Ribeiro e da Câmara Municipal de São Leopoldo com a promoção da cidadania, da igualdade de direitos e da construção de uma sociedade livre de violência contra a mulher.
Colaboração do jornalista Guilbert Trendt


































Comentários