Tradição mantida: casinhas estilo Enxaimel já estão em funcionamento na Rua Grande
- Start Comunicação

- 23 de jul.
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: desde a manhã desta quarta-feira (23), a Rua Independência, conhecida como Rua Grande, voltou a receber as casinhas Enxaimel, uma das atrações mais tradicionais nas comemorações da Semana da Imigração Alemã Ao todo, seis unidades em estilo germânico já estão montadas e funcionando, oferecendo produtos típicos da época, gastronomia artesanal e itens ligados à cultura local.
A iniciativa, que faz parte da programação da São Leopoldo Fest 2025 e da Semana da Imigração Alemã, é uma tradição com décadas de história na cidade e mobiliza entidades e trabalhadores da economia solidária. De acordo com o diretor de Economia Solidária da Prefeitura de São Leopoldo, Mauro Steffen, quatro das casinhas foram destinadas a empreendedores vinculados à economia solidária, enquanto as outras duas foram destinadas a ALDEF e ao Centro Medianeira, tradicionais entidades assistenciais do município.
“É uma tradição muito antiga e que segue viva com entusiasmo por parte de todos os envolvidos. As casinhas geram renda para essas entidades e para os pequenos empreendedores, além de contribuírem com a valorização da cultura germânica durante essa época do ano”, afirmou Steffen.
As estruturas permanecerão montadas até o dia 9 de agosto, oferecendo ao público uma experiência que mistura sabores, artesanato e identidade local. A presença das casinhas na Rua Grande se tornou, ao longo dos anos, um símbolo da celebração da imigração alemã e uma atração muito aguardada pelos moradores e visitantes.
Além de proporcionar geração de renda e visibilidade para iniciativas sociais, as casinhas também resgatam um ambiente que remete às origens dos primeiros colonizadores alemães que chegaram à cidade em 1824, cuja presença é homenageada nesta época do ano em São Leopoldo e outras regiões do Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br / Por Bado Jacoby


































Comentários