top of page

Transporte coletivo de São Leopoldo passa a operar exclusivamente com novo sistema de bilhetagem


Foto: Pedro G. Selistre
Foto: Pedro G. Selistre

Desde a última segunda-feira, 12 de janeiro, o transporte coletivo de São Leopoldo passou a funcionar exclusivamente com o novo sistema de bilhetagem eletrônica. Com isso, os validadores antigos foram desativados, consolidando a migração total para a nova tecnologia nos ônibus do município.

O novo sistema traz melhorias aos usuários, como a futura disponibilização de um aplicativo que permitirá acompanhar em tempo real a localização dos ônibus, consultar horários e planejar trajetos com mais eficiência. A ferramenta, que entra em funcionamento a partir de março, também contará com recursos de roteirização. Além disso, os passageiros poderão realizar recargas de créditos de forma online, sem necessidade de deslocamento a pontos físicos, utilizando equipamentos de última geração instalados na frota.


Implantação gradual

A implantação do novo sistema ocorreu de forma gradual. O processo teve início em 20 de novembro de 2024, com a assinatura do decreto que oficializou a substituição da bilhetagem antiga. Em maio de 2025, começou a troca progressiva dos cartões, priorizando idosos, pessoas com deficiência e estudantes.

A partir de agosto de 2025, o novo sistema passou a operar com valores e créditos, enquanto os cartões antigos ainda puderam ser utilizados durante um período de transição, que se estendeu até 11 de janeiro de 2026. Desde outubro de 2025, não foi mais possível realizar recargas no sistema antigo.


Durante a transição, os ônibus circularam com os dois sistemas em funcionamento, garantindo que nenhum usuário fosse prejudicado. Materiais informativos também foram disponibilizados para orientar a população.

Atualmente, a migração está praticamente concluída. Usuários da modalidade Vale Comum já utilizam 100% o novo cartão, e, das cerca de 1.100 empresas que utilizavam o sistema antigo, 1.098 já aderiram ao novo modelo de vale-transporte.


A Prefeitura e o COLEO reforçam que, conforme a legislação federal, não há possibilidade de reembolso de créditos do vale-transporte em dinheiro. O prazo para uso dos saldos antigos, inicialmente de 30 dias, foi prorrogado até 11 de janeiro de 2026 para garantir que os usuários conseguissem utilizar integralmente os créditos acumulados.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Comentários


START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page