top of page

Trensurb comemora 40 anos. Uma empresa pública, social e sustentável

Foto: Divulgação Trensurb
Foto: Divulgação Trensurb

Nesta terça-feira (04), a Linha 1 da Trensurb completa 40 anos de operação comercial. Foi em 4 de março de 1985 que o metrô abriu suas portas definitivamente à população, dois dias após a cerimônia de inauguração do sistema. Comemorando essas quatro décadas de serviços prestados aos moradores do eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Trensurb lança uma campanha comemorativa que reafirma seu papel histórico como pilar essencial da mobilidade urbana.


Com o slogan “Trensurb 40 anos: uma empresa pública, social e sustentável”, a estatal busca reforçar seu compromisso em oferecer à população um transporte coletivo acessível, eficiente e ambientalmente responsável, garantindo a interligação entre seis municípios da Região Metropolitana, conectando pessoas e transformando realidades. A campanha contará com a divulgação de diferentes peças e a realização de ações diversas durante os próximos dias e ao longo de todo o ano.


Ao longo dessas quatro décadas, os trens da Trensurb rodaram 111,46 milhões de quilômetros – o equivalente a mais de 2.780 voltas ao redor da Terra –, transportando 1,61 bilhão de passageiros. Dessa forma, o metrô contribui com o desafogamento do tráfego rodoviário, com consequente redução dos gastos de manutenção das vias públicas, do número de acidentes. E, ao utilizar energia limpa e renovável, a Trensurb promove ainda a redução da poluição ambiental.


Com a migração, no ano passado, ao ambiente de contratação livre de energia elétrica, a empresa garante a aquisição de energia de fontes renováveis. Calcula-se que, somente desde 2014, o serviço oferecido pela Trensurb representou uma economia de R$ 1,46 bilhão à sociedade quando se consideram os custos de emissão de poluentes, acidentes de trânsito e economia com o tempo de viagem. Além disso, a Trensurb promove a mobilidade acessível, praticando uma tarifa social que hoje é de R$ 4,50, uma das menores entre os sistemas metroferroviários do país.


História


A Trensurb começou a ser idealizada a partir de 1976, através de estudos desenvolvidos pelo Grupo Executivo de Integração da Políticas de Transportes da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, que justificou o projeto pela redução do fluxo de veículos na BR-116, já saturada à época, e pela oferta à população dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo de uma alternativa de transporte com baixo custo e com maior rapidez, segurança, conforto e capaz de absorver uma demanda inicialmente prevista na casa dos 300 mil passageiros por dia.


A criação da empresa foi autorizada pelo Decreto Federal nº 84.640, de 17 de abril de 1980. No dia 25 do mesmo mês, ocorreu a assembleia geral de constituição da Trensurb.


Entre 1980 e 1985, foram realizadas as obras de implantação do sistema. Em 1984, desembarcaram, em Porto Alegre, os 25 trens-unidades elétricos da frota original, adquiridos do Japão. Em março de 1985, foi inaugurado o primeiro trecho, com 27 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando Porto Alegre a Sapucaia do Sul e cruzando os municípios de Canoas e Esteio.


Em 1997, a Trensurb chegou à cidade de São Leopoldo, com a inauguração da Estação Unisinos, e, em 2000, foi aberta a Estação São Leopoldo. Em julho de 2012, começaram a operar comercialmente mais duas estações: Rio dos Sinos, também em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Em agosto de 2013, foi inaugurada a conexão metrô-aeroporto por meio da tecnologia aeromóvel. Em maio de 2014, iniciou-se a operação comercial em outras três estações no município hamburguense: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo. Assim, a linha alcançou uma extensão de 43,8 quilômetros. No mesmo mês, foi recebido o primeiro trem da nova frota da empresa, com climatização e consumo energético mais eficiente.


Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page