Trump ignora negociações e avisa que taxará a União Europeia em 50%
- Alexon Gabriel - Jornalista - MTB 11472/RS
- há 7 horas
- 2 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avisou em sua rede Truth Social, nesta sexta-feira (23/5), que pretende aplicar uma tarifa fixa de 50% sobre todos os produtos importados da União Europeia (UE) a partir do dia 1º de junho. O anuncio é feito enquanto os EUA e o bloco europeu estão em negociações tarifárias.
“Recomendo uma tarifa fixa de 50% na União Europeia, a partir de 1º de junho de 2025. Não há tarifa se o produto for construído ou fabricado nos Estados Unidos”, escreveu Trump.
Donald Trump ainda afirmou: “A União Europeia, que foi formada com o objetivo principal de tirar vantagem dos Estados Unidos no comércio, tem sido muito difícil de lidar”.
O presidente norte-americano ressaltou que as tentativas de negociações como o bloco europeu, ao seu ver, não estão evoluindo o suficiente.
“Suas poderosas barreiras comerciais, impostos de IVA, penalidades corporativas ridículas, barreiras comerciais não monetárias, manipulações monetárias, processos injustos e injustificados contra empresas americanas, entre outros, levaram a um déficit comercial com os EUA de mais de US$ 250 milhões por ano, um valor totalmente inaceitável. Nossas discussões com eles não estão levando a lugar nenhum”, concluiu Trump.
Negociações
No dia 10 de abril, a União Europeia anunciou que suspendeu, por 90 dias, a aplicação de tarifas comerciais retaliatórias de 25% aos EUA, após o recuo de Trump em relação ao “tarifaço”.
Uma vez que, no dia 9 de abril, Trump havia anunciado a suspensão das tarifas aplicadas a mais de 180 países, que tinham sido implementadas na semana passada, dentre eles o integrantes da UE.
Trump impôs tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio dos países da UE. Além disso, o bloco foi alvo de taxas adicionais de 20% sobre praticamente todos os demais produtos.
FONTE: PORTAL METRÓPOLES
FOTO: Andrew Harnik/Getty Images
Comments