Uma Viagem no Tempo: os biombos na praia de Tramandaí
- Start Comunicação

- há 3 horas
- 1 min de leitura

No início do século XX, o banho de mar em Tramandaí seguia regras rígidas de comportamento e privacidade. Antes de entrar no mar, homens e mulheres precisavam trocar de roupa diretamente na praia, e para isso eram utilizados os biombos.
Essas estruturas eram feitas, inicialmente, de palha trançada, formando pequenos espaços fechados que garantiam discrição e protegiam do vento forte, característico do litoral gaúcho. Cada hotel disponibilizava biombos para seus hóspedes, e no Hotel Sperb, em especial, cada família possuía o seu próprio.
Com o passar do tempo, os biombos evoluíram, passando a ser construídos em madeira, acompanhando as mudanças na infraestrutura do veraneio. Mais do que simples divisórias, eles refletem os costumes da época e a organização social dos banhos de mar.
Revisitar esses detalhes nos permite compreender como até os pequenos elementos do cotidiano ajudaram a moldar a experiência do veraneio e a história de Tramandaí.
FONTE: Livro Tramandahy – As idas à praia no início do século XX/Pesquisa feita pelo jornalista e historiador Felipe Kuhn Braun































Comentários