União Europeia anuncia multa bilionária sobre o Google e Trump reage com ameaças
- Start Comunicação

- 6 de set.
- 2 min de leitura

A União Europeia (UE) anunciou ontem uma multa de quase € 3 bilhões (cerca de R$ 18,7 bilhões) sobre a Alphabet, controladora do Google, por favorecer seus próprios serviços de tecnologia publicitária. Horas depois, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou aplicar sanções contra a UE por ter aplicado uma multa “injusta” contra o Google.
De acordo com a Comissão Europeia, braço executivo da UE, o Google abusou de sua posição dominante ao conceder vantagem competitiva a seus próprios sistemas de intercâmbio de anúncios em detrimento das rivais e estabeleceu que a empresa encerre essas práticas.
“Quando os mercados falham, as instituições públicas precisam agir para evitar que atores dominantes abusem de seu poder”, disse a comissária europeia de Concorrência, Teresa Ribera, em comunicado. “A verdadeira liberdade significa igualdade de condições, onde todos competem em termos justos e os cidadãos têm um direito genuíno de escolha.”
O presidente americano se manifestou por sua plataforma Truth Social:
“Hoje a Europa ‘atacou’ outra grande empresa americana, o Google, (...) tirando dinheiro que, de outra forma, iria para Investimentos e Empregos Americanos. Isso além de muitas outras Multas e Taxas emitidas contra o Google e outras Empresas Americanas de Tecnologia, especificamente. Muito injusto, e o Contribuinte Americano não vai admitir isso! Como disse antes, meu Governo NÃO vai permitir essas ações discriminatórias”, escreveu Trump com seu peculiar uso de maiúsculas.
Ele afirmou ainda que, se a UE não anular a multa, será “obrigado” a ativar um mecanismo punitivo de tarifas alfandegárias, a chamada Seção 301 da Lei de Comércio americana.
“Não é justo que a União Europeia esteja multando empresas americanas bilionárias só porque elas são bem-sucedidas”, escreveu Trump. “Se continuarem com essas ações abusivas, os Estados Unidos responderão com tarifas e sanções.”
FONTE: Jornal O Globo


































Comentários