top of page

Vencedor do concurso do monumento do Bicentenário e projetos de restauros são apresentados



Imagem: Thales Ferreira/ PMSL.

Prestes a comemorar dois séculos e no dia de aniversário de 199 anos, o Município de São Leopoldo conheceu os três projetos que envolvem o patrimônio cultural e histórico da cidade. Nesta terça-feira (25), foram apresentadas as intervenções de recuperação e revitalização do Museu do Trem, do complexo da Praça do Imigrante e anunciado o projeto vencedor do concurso cultural da construção do Monumento do Bicentenário.


O primeiro projeto é o de restauração do Museu do Trem. Espaço tradicional de São Leopoldo, junto à estação da Trensurb, foi inaugurado em 1976 e é fruto de uma parceria entre o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL), a Prefeitura Municipal e a extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). A primeira reforma ocorreu 11 anos depois da abertura. Mas foi no final da década de 1990 que se constituiu o espaço como é na atualidade. O museu é um símbolo cultural, histórico e turístico da cidade e representa um importante período de desenvolvimento do município.


A revitalização do complexo da Praça do Imigrante vai resgatar um dos locais com grande ligação da cidade com o Rio dos Sinos. Também chamada Praça Centenário, foi construída sobre um aterro junto ao antigo “Porto das Telhas”, tendo sido o local de desembarque dos primeiros imigrantes alemães que aqui chegaram em 1824. Ao centro da praça, encontra-se o monumento pelo Centenário da Imigração Alemã, construído para os festejos de 1924.


Será feita uma intervenção principalmente no entorno e no sistema de drenagem para devolver as características originais do espaço no ano do centenário do município.


Monumento ao Bicentenário na Praça Tiradentes


O monumento escolhido por meio de um concurso foi do escultor e arquiteto Vinicius Vieira e recebeu o nome de Diversidade em 200 anos. A escultura apresentará elementos que evidenciam a pluralidade e identidade multiétnica de São Leopoldo desde o início com a Real Feitoria do Linho Cânhamo, passando pela Colônia Alemã, o desenvolvimento industrial e a era da inovação tecnológica.


O pluralismo e a determinação da comunidade leopoldense também foram destacados na fala do prefeito Ary Vanazzi. “Os negros que trabalhavam na Feitoria e a chegada dos imigrantes alemães evidenciaram a vocação de união comunitária de São Leopoldo. Hoje, temos mais uma vez a junção de esforços de entidades, empresas, movimentos culturais e o poder público para construir uma cidade pavimentada para o futuro. Esses projetos possuem o caráter histórico e cultural, mas outras obras que estamos deixando na cidade ficam marcadas na vida de cada cidadã e cada cidadão dessa cidade. São Leopoldo merece todo nosso trabalho e todo nosso empenho para continuar como uma cidade pujante. Nosso maior desafio foi garantir os recursos para estes projetos. Agora, vamos trabalhar para entregarmos eles nos 200 anos da cidade. Viva nossa querida São Leopoldo”, disse.


O secretário de Cultura e Relações Internacionais e coordenador do comitê do Bicentenário, Marcel Frison, salientou a importância do momento para a cidade. “É aniversário da cidade e estamos todos de parabéns. Uma cidade que sempre esteve de braços abertos para acolher as pessoas e criar oportunidades. São Leopoldo reafirma sua importância histórica no Brasil e no Estado e projeta um futuro promissor”, pontuou.


Fonte: PMSL

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page