Vendas de automóveis financiadas crescem mesmo com juros nas alturas
- Start Comunicação

- 22 de mar.
- 2 min de leitura

Em 2025, o mercado financeiro registrou a maior taxa de juros para financiamento de automóveis na história do Brasil. Entretanto, a venda de veículos financiados cresceu em fevereiro: foram 564 mil unidades, entre novos e usados. Ou seja, uma alta de 7,3% na comparação com o mesmo período de 2024 (525 mil). É o que aponta um levantamento da B3, a bolsa de valores de São Paulo.
No segmento de automóveis leves, a alta foi de 6,7% em relação a fevereiro de 2024. Já em comparação com janeiro deste ano (563 mil financiamentos), houve uma queda de 1,5%.
Na seara de pesados, houve um aumento de 15% ante o primeiro mês de 2024 e 1,4% em comparação com fevereiro. Entretanto, o mercado de maior destaque é o das motos. Afinal, em relação a fevereiro do ano passado, as vendas financiadas foram 10,1% maiores, e cresceram 11% na mesma comparação no período de janeiro.
Vale reforçar que, do total de veículos financiados em fevereiro de 2025, o estado de São Paulo foi responsável por 147,3 mil unidades, também entre novos e usados. E mesmo tendo um recuo de 0,3% de janeiro para cá, o número representa um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2024.
Fato é que os 564 mil veículos financiados no segundo mês de 2025 impressionam ainda mais se nos atentarmos aos aumentos das taxas. Em janeiro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) aumentou a Selic para 13,25%. Como consequência, os juros para financiamento de veículos alcançaram o maior patamar da série histórica calculada pelo Banco Central: 29,5% ao ano.
Trata-se do maior percentual desde que o BC iniciou o acompanhamento mensal, em julho de 2011. “É o maior custo de financiamento de nossa história, e mesmo assim o mercado continua crescendo”, afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional das Montadoras de Veículos Automotores (Anfavea).
Desta forma, se você pretende comprar um automóvel financiado a partir deste momento, saiba que a alta na Selic tem impacto direto.
Mais de 1 milhão de veículos financiados em 2025
Seja como for, o saldo do ano é positivo. Considerando o acumulado (janeiro e fevereiro de 2025), as vendas de veículos financiados somaram 1,1 milhão de unidades — incluindo automóveis leves, motos e pesados. A diferença para o mesmo período do ano anterior é de 39 mil unidades; portanto, houve um aumento de 3,6%. Segundo a B3, é a melhor marca para os dois primeiros meses do ano na última década.
"O aumento dos financiamentos de veículos no acumulado do ano mostra que o setor continua aquecido, superando as excelentes marcas registradas no mesmo período do ano anterior”, comentou Rodrigo Amâncio, diretor de Produtos de Financiamento na B3.
FONTE: Revista Auto Esporte































Comentários