Ásia enfrenta tragédia com mais de 1,5 mil mortos por inundações
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 1 dia
- 1 min de leitura

As inundações que atingem países da Ásia já deixaram mais de 1.500 mortos, segundo balanço atualizado nesta quarta-feira (3). Indonésia, Sri Lanka, Tailândia e Malásia enfrentam consequências de uma temporada de chuvas intensas, agravada por dois ciclones tropicais e pelo impacto das mudanças climáticas, que intensificam as chuvas.
Na Indonésia, especialmente na ilha de Sumatra, o número de mortos foi revisado para 770, com ao menos 463 desaparecidos. Regiões inteiras seguem isoladas por destruição, queda de energia e falhas nas comunicações, dificultando operações de resgate e distribuição de ajuda. Organizações humanitárias classificam a situação como “quase sem precedentes”.
Desabrigados relatam frustração com a lentidão da assistência. “Alguns esperaram um dia e uma noite pela ajuda”, disse um morador à AFP. Deslizamentos e correntezas foram comparados a um terremoto, tamanha a intensidade.
A Tailândia registrou 267 mortes após fortes chuvas, enquanto a Malásia contabiliza dois óbitos.
No Sri Lanka, o ciclone Ditwah provocou inundações e deslizamentos que deixaram 474 mortos e mais de 350 desaparecidos. O governo estima que serão necessários US$ 6 bilhões a US$ 7 bilhões para reconstrução. Mesmo com a tragédia, o país recebeu um cruzeiro de luxo em Colombo nesta semana, em meio aos esforços para manter o setor turístico ativo.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo































Comentários