top of page
Buscar


Heliomar Franco (PL) reconhece atuação de vereadora do PT e protagoniza gesto de civilidade política na Steigleder
Foto: Bado Jacoby A manhã desta quarta-feira (3) marcou oficialmente o início das obras na Ocupação Steigleder, uma intervenção aguardada há anos por moradores da região e que representa um passo importante para a melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da comunidade. Mas, para além das máquinas, dos discursos e das placas de obra, um gesto político acabou chamando atenção e deixando uma mensagem importante para a cidade. Durante o ato, o prefeito Heliomar Franco (P

Start Comunicação
3 de jun.2 min de leitura


A posse do Compotma e a defesa da convivência em uma sociedade plural e ecumênica - Por Bado Jacoby
A cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Compotma), realizada na Câmara de Vereadores de São Leopoldo na última sexta-feira, foi muito mais do que um ato protocolar. O evento representou uma demonstração pública de que ainda é possível construir uma sociedade baseada no respeito, no diálogo e na convivência entre diferentes crenças, culturas e formas de compreender o mundo. Em tempos marcados pelo crescimento da i

Start Comunicação
1 de jun.2 min de leitura


Entre governar São Leopoldo e alimentar a guerra política, Heliomar Franco escolheu a governabilidade - Por Bado Jacoby
O prefeito Heliomar Franco talvez esteja enfrentando um dos maiores desafios políticos do início de seu governo: escolher entre entrar em uma guerra aberta dentro da própria administração ou concentrar esforços na governabilidade de São Leopoldo em um dos momentos mais difíceis da história recente da cidade. A ruptura pública com a vice-prefeita Regina Caetano criou um cenário raro na política local. Não se trata apenas de divergências administrativas ou distanciamento políti

Start Comunicação
28 de mai.2 min de leitura


Saúde leopoldense tem momento importante, mas maioria dos vereadores não comparece — Por Bado Jacoby
Foto: Bado Jacoby A realização da 32ª edição do Boletim Socioeconômico Trimestral da ACIST-SL, ocorrida na manhã desta sexta-feira (22), na Câmara Municipal de São Leopoldo, levou para a Casa do Povo, um debate técnico, responsável e baseado em dados concretos sobre a situação da saúde leopoldense. O painel, promovido pela ACIST-SL com apoio do Legislativo e dados levantados pelo Núcleo de Excelência, Competitividade e Economia Internacional da Unisinos, apresentou um verdad

Start Comunicação
22 de mai.2 min de leitura


Uma imagem que vale por mil palavras - Por Bado Jacoby
Foto: divulgação/PMSL A reunião de negociação entre o governo municipal de São Leopoldo e o Ceprol Sindicato, realizada na tarde desta quarta-feira (13), no gabinete do prefeito Heliomar Franco, acabou confirmando, que não existe caminho melhor para resolver conflitos do que o diálogo. O encontro ocorreu justamente no mesmo dia em que a categoria realizou paralisação em defesa das reivindicações do dissídio. Mesmo com os ruídos naturais que fazem parte de qualquer negociação

Start Comunicação
14 de mai.2 min de leitura


Terceirização da saúde em São Leopoldo virou sinônimo de precarização - Por Bado Jacoby
A crise da saúde pública em São Leopoldo não começou agora. Ela é consequência de décadas de más gestões, loteamentos políticos e da ausência de um enfrentamento sério dos problemas estruturais da saúde básica do município. Ao longo dos anos, foram criados mecanismos confusos, desconectados entre si e sem uma política integrada capaz de organizar o sistema de forma eficiente. Hoje, a impressão que fica para a população é preocupante: Secretaria da Saúde, Hospital Centenário e

Start Comunicação
8 de mai.2 min de leitura


Serviços de água e saneamento: quando privatizar pode piorar como aconteceu no RS - Por Bado Jacoby
A ideia de que a privatização de serviços públicos é, por si só, sinônimo de eficiência voltou ao centro do debate nas últimas semanas e, para muitos gestores e comunidades, começa a ser colocada em xeque e visões sobre o assunto começam a ser revistas. No Rio Grande do Sul, a mobilização de prefeitos e administrações municipais diante da possibilidade de concessão dos serviços de água e saneamento à iniciativa privada revela um cenário mais complexo do que o discurso simpli

Start Comunicação
4 de mai.2 min de leitura


Dissídio dos servidores leopoldenses: além dos números, existem pessoas - Por Bado Jacoby
Há momentos em que a política se revela menos nas planilhas e mais na capacidade de ouvir. A primeira etapa das negociações entre a administração municipal de São Leopoldo e os(as) representantes dos servidores(as) deixou uma impressão de que tudo foi tratado somente pela leitura fria dos números, pelo menos por parte dos representantes do governo municipal. A responsabilidade fiscal deve ser prioridade de qualquer gestão pública, mas no caso das negociações, faltou uma dose

Start Comunicação
26 de abr.2 min de leitura


Exposição, redes sociais e os riscos da comunicação sem filtro do governo municipal - Por bado Jacoby
A polêmica envolvendo um vídeo publicado pelo secretário municipal de Habitação de São Leopoldo, Rodrigo Bach, reacende uma discussão importante sobre os limites e riscos da aparição de entes públicos, em tempos de redes sociais. Na publicação, o secretário, que, aliás, vem tendo um bom desempenho em sua função, aparece conversando por telefone com uma moradora da Chácara dos Leões, na região nordeste da cidade, em uma situação que, segundo ele, envolveria uma possível irregu

Start Comunicação
21 de abr.2 min de leitura


Lei das calçadas e terrenos baldios precisa sair do papel e mostrar a que veio em São Leopoldo - Por Bado Jacoby
A quantidade de reclamações sobre calçadas tomadas pelo mato, terrenos baldios abandonados e áreas sem qualquer tipo de manutenção em diferentes regiões de São Leopoldo mostra que a nova legislação sobre o tema corre o risco de virar apenas mais uma boa ideia no papel. A lei 10.471/2026, de autoria da vereadora licenciada e atual secretária municipal da Saúde, Iara Cardoso (PDT), foi homologada recentemente pelo prefeito Heliomar Franco (PL) e surgiu justamente para enfrentar

Start Comunicação
17 de abr.2 min de leitura


Uma CPI sobre crime organizado que termina longe do próprio crime organizado - Por Bado Jacoby
A CPI do Crime Organizado termina de forma melancólica e reforça uma percepção cada vez mais comum no Brasil: muitas comissões parlamentares acabam se afastando de seus objetivos centrais e se transformam em instrumentos de disputa política. O relatório apresentado pelo senador Alessandro Vieira parece mais preocupado em estabelecer um embate institucional com ministros do STF e com o procurador-geral da República do que em aprofundar temas diretamente ligados ao avanço das o

Start Comunicação
15 de abr.2 min de leitura


Sistema de transporte em São Leopoldo acumula problemas e falta de solução - Por Bado Jacoby
A crise do transporte coletivo em São Leopoldo está longe de ser novidade. Trata-se de um problema antigo, debatido há anos, mas que segue sem enfrentamento efetivo por parte do poder público. O resultado é um sistema que não atende com qualidade e uma população cada vez mais desgastada. O tema volta ao centro das discussões diante do aumento dos combustíveis e das dificuldades no abastecimento da frota, evidenciando a fragilidade do modelo. Por ser uma concessão pública, o t

Start Comunicação
2 de abr.2 min de leitura


Restauro da Casa do Imigrante: uma obra histórica que começou sem o destaque que merece - Por Bado Jacoby
Foto: Digue Cardoso O início das obras de restauro e revitalização da Casa do Imigrante de São Leopoldo, nesta segunda-feira (30), deveria ser motivo de celebração coletiva. Trata-se de uma conquista aguardada há anos, cercada por dificuldades, adiamentos e cobranças de setores culturais e da própria comunidade. No entanto, o que se viu foi justamente o contrário: o começo dos trabalhos aconteceu de forma discreta, quase silenciosa e praticamente no anonimato. Há poucas sema

Start Comunicação
31 de mar.2 min de leitura


Governo de Heliomar Franco apanha mais do que deveria e anuncia menos do que poderia - Por Bado Jacoby
O atual momento do governo do prefeito Heliomar Franco (PL), em São Leopoldo, revela uma contradição que começa a chamar atenção no cenário político e até em outros ambientes. A percepção corrente, é de a gestão apanha mais do que deveria e comunica menos do que poderia. Eleito sob o signo da mudança, em oposição direta ao governo anterior, Heliomar assumiu com o respaldo de uma população que buscava novos rumos para a cidade. Como ocorre com boa parte das novas administraçõe

Start Comunicação
26 de mar.2 min de leitura


Colapso na drenagem pluvial da região exige união e ação imediata de prefeitos - Por Bado Jacoby
Foto: Adil Lima A segunda enchente em menos de um mês em São Leopoldo não pode mais ser tratada como um evento isolado ou fruto exclusivo de um episódio climático extremo. O que se viu na tarde desta terça-feira, 17 de março, quando cerca de meia hora de chuva intensa foi suficiente para provocar alagamentos fora de qualquer padrão de normalidade, escancara um problema estrutural grave: o colapso do sistema pluvial de São Leopoldo e região. Não se trata mais de discutir medi

Start Comunicação
18 de mar.2 min de leitura


Governo Heliomar coloca a bola no centro e parte para o enfrentamento com o “fogo amigo” de Regina Caetano - Por Bado Jacoby
Foto: Douglas Dalua A crise política interna na administração de São Leopoldo parece ter entrado em uma nova fase. Depois de semanas marcadas por críticas públicas e um intenso “fogo amigo”, o governo municipal decidiu mudar de postura e partir para o enfrentamento político direto. Desde o rompimento da vice-prefeita Regina Caetano com a gestão, ela se tornou a principal protagonista de uma disputa que ganhou contornos inéditos na política local. As críticas e ataques direcio

Start Comunicação
16 de mar.2 min de leitura


A peculiar e cômoda arte de ser oposição sendo o próprio governo - Por Bado Jacoby
A política de São Leopoldo vive um roteiro pouco convencional, embora não totalmente inédito. A vice-prefeita eleita, Regina Caetano (PP), rompeu politicamente com o governo do qual faz parte e passou a adotar postura crítica pública em relação à própria administração. O movimento cria uma situação singular: a de ser, simultaneamente, governo e oposição. O desfecho não surgiu do nada. Nos bastidores, relatos dão conta de que as divergências começaram ainda durante a campanha

Start Comunicação
24 de fev.3 min de leitura


A grande reconstrução que São Leopoldo precisa está no subterrâneo e não pode mais ser adiada - Por Bado Jacoby
A grande reconstrução de São Leopoldo não será aquela que rende fotos bonitas, placas inaugurais ou capital político imediato. Ela precisará acontecer onde os olhos não veem, ela está no subterrâneo da cidade, nas galerias pluviais esquecidas, nas casas de bombas sobrecarregadas e em uma infraestrutura urbana que, há décadas, não acompanha o crescimento urbano nem os extremos climáticos que passaram a fazer parte da nossa realidade. O temporal desta terça-feira de Carnaval(17

Start Comunicação
18 de fev.3 min de leitura


De Paleta a Etiqueta: a transformação do Paleta Atlântida e a perda de seu espírito original - Por Bado Jacoby
Foto: Bado Jacoby O Paleta Atlântida segue sendo um dos maiores símbolos do verão gaúcho. Reúne multidões, personalidades consagrados, marcas poderosas e mantém um apelo popular inegável. Mas justamente por sua grandeza, o evento passou a carregar contradições que merecem reflexão. O que nasceu como lazer, confraternização espontânea e ocupação natural da praia por amigos com o objetivo de propagar as tradições gaúchas, transformou-se, ao longo do tempo, em palco político, vi

Start Comunicação
26 de jan.2 min de leitura


SEMAE: como se criar uma narrativa de "crise" baseada em fake News e boatos plantados
Criar uma narrativa baseada em fake news e interesses nada ocultos não é novidade na política leopoldense. A "crise" criada nos últimos dez dias em torno do SEMAE é um exemplo claro de como disputas históricas pelo controle do órgão seguem vivas e ativas nos bastidores do poder municipal. O SEMAE sempre foi tratado como a “joia da coroa” da Prefeitura de São Leopoldo. Pelo peso financeiro, pela capacidade de arrecadação e pela densidade eleitoral que representa, a autarquia,

Start Comunicação
19 de jan.2 min de leitura
bottom of page





















