A estiagem no Rio Grande do Sul e as ações que todos devemos tomar
- Start Comunicação
- 25 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Pouco choveu até o momento no Rio Grande do Sul neste ano de 2022. Atualmente 83% das cidades (aproximadamente 415) do Estado estão em situação de emergência. Esta é a segunda maior sequência do Brasil, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul, onde a seca e a estiagem duraram cerca de um ano e sete meses.
Em entrevista ao Programa Start News, na manhã desta sexta-feira (25), a diretora de Operação do Semae e presidente do ComiteSinos, Viviane Feijó, falou sobre a situação que o Estado e São Leopoldo estão passando e o que se pode fazer para ajudar a reduzir esses danos.
“A situação do Semae é muito confortável, pois investimos muito nos últimos anos e a nossa captação tem uma garantia de que, mesmo com níveis muito baixos, o limite mínimo é de 50 cm na região em que as bombas de captação se encontram. Mas claro, a conscientização de economizar água, principalmente em dias de muito calor, é importante e deve ser permanente.” disse a diretora de Operação.
Viviane ainda falou sobre a importância de evitar o desperdício da água e nas atitudes, até mesmo àquelas pequenas, pode ajudar muito o meio ambiente. “Essa água que é perdida, ela teve todo um tratamento e custou tempo e recursos, então toda a economia pode ajudar nesses tempos de seca e estiagem”, ela explicou.
Em sua fala final, Viviane abordou a importância de preservar o meio ambiente: “A gente sempre alerta para a conscientização ambiental. É importante a preocupação de não gastar água, de se preservar os recursos, não colocar lixo nas beiras dos banhados e tudo mais que nós conhecemos. Acho que é muito importante a população sempre estudar, ler ou se alertar para estas questões, porque é nosso futuro que depende dessas ações. Nós precisamos ter um meio ambiente preservado para garantir a vida e de toda uma geração futura. Por isso, o debate ambiental sempre é muito importante”, afirmou a diretora do Semae e presidente do Comitesinos.
A reprise do Programa Start News com a participação de Viviane Feijó vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h, na radiostart.com.br.
Matéria de Andressa Deuner
Comments