top of page
Buscar

Avenida São Borja recebe ação de limpeza nos fios irregulares

Imagem: Rafaela Reis/ PMSL.

Equipes da Rio Grande Energia (RGE) atuaram na avenida São Borja, neste sábado (24), identificando e retirando os cabos em situação irregular. A Diretoria de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb), acompanhou os serviços de perto, assim como algumas empresas de telefonia e internet, que também estiveram no local. A Guarda Civil Municipal (GCM) esteve orientando o trânsito na avenida.

 

Segundo a consultora de negócios da RGE, Elisandra Castro, que acompanhou todo o processo, o intuito da ação é dispor de mais segurança para a população e proporcionar mais efetividade nos serviços. Mas para isso as empresas de telefonia e internet precisam seguir as diretrizes de instalação dos cabos, já que elas existem por um motivo. “É responsabilidade das empresas prestadoras de serviço manterem as suas redes dentro do padrão e a RGE fiscaliza se as empresas estão cumprindo com as obrigatoriedades”, disse Elisandra.

 

Todos os cabos que estavam respeitando as técnicas de distância de segurança, possuindo as placas de identificação dos cabos com o nome da empresa e estando com os contratos regularizados, não tiveram nenhuma interferência durante a ação das equipes.

 

As empresas foram notificadas com antecedência da atividade e tiveram um prazo para a regularização. Além da notificação foram realizadas reuniões com a Prefeitura e com as empresas para expor o intuito da ação, explicar a sua necessidade e tirar dúvidas importantes. “Uma ação planejada e articulada com as equipes para garantir um bom trabalho que resulta na redução da poluição visual especialmente na segurança da população. Esse é um tema muito importante, tem legislação federal junto com Aneel e Anatel avançando no sentido de garantir ainda mais condições de os municípios agirem sobre esse assunto”, garantiu Nelson-Spolaor, secretário-geral de Governo, que intermediou o início das ações realizadas pela RGE/CPFL.

 

“É uma ação muito importante que já vinha sendo demandada pela comunidade. Há muito tempo que a gente já vinha dialogando com a RGE e com as empresas do setor. Com certeza vai trazer uma melhor visual por ser uma via importante aqui do distrito industrial, que certamente vai servir de referência para outros locais do município”, frisou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel.

 

Elisandra Castro também ressaltou o papel das empresas após o fim do contrato com os clientes. “Você contrata uma empresa e por algum motivo você troca de operadora ou encerra o contrato, a empresa antiga tem a obrigação de retirar os cabos inservíveis dos postes, mas isso não acontece”, explicou a consultora.

 

Os famosos cabos ligados à revelia – aqueles que não possuem contrato com a RGE – foram cortados e retirados das redes, já que essas ligações sobrecarregam os postes, deixando muitos cabos inutilizáveis e ocasionando uma poluição visual.

 

A partir dessa intervenção, a RGE estudará os resultados para ampliar essa ação e aplicar em vários outros pontos da cidade com mais frequência, conforme for definido entre poder público e concessionária no plano de trabalho.


Fonte: PMSL

0 comentário

Commentaires


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page