top of page

Ação de prevenção à sífilis será realizada nesta sexta-feira em São Leopoldo


Foto: Romeu Finato/Jornalista
Foto: Romeu Finato/Jornalista

Nesta sexta-feira, 17 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo promove uma ação de conscientização sobre prevenção e tratamento da sífilis, infecção sexualmente transmissível (IST) causada por bactéria. A atividade ocorrerá das 9h às 15h, na Rua Independência, em frente ao Colégio Visconde de São Leopoldo.


Profissionais do Serviço de Atendimento Especializado (Sae) estarão no local oferecendo orientações à população e distribuindo materiais informativos. A testagem rápida para sífilis, que tem resultado em poucos minutos, é gratuita e está disponível de segunda a sexta-feira tanto no Sae quanto nas unidades básicas de saúde.

"A sífilis é uma doença silenciosa, mas pode causar sérios danos se não for tratada corretamente. O tratamento é gratuito e dura de uma a três semanas. No caso das gestantes, há o risco de transmissão para o bebê, o que pode resultar em sífilis congênita e deixar sequelas", alerta a enfermeira Viviane Lima de Oliveira.


Os dados mais recentes mostram que a doença segue em alta no município. Em 2024, já foram registrados 83 casos de sífilis em gestantes, 33 de sífilis congênita e 244 casos de sífilis adquirida, até o mês de junho. No total, o ano passado fechou com 153 casos em gestantes, 57 de sífilis congênita e 410 casos de sífilis adquirida.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page