Baixa adesão preocupa mutirão de saúde da mulher em São Leopoldo
- Start Comunicação

- 17 de set.
- 1 min de leitura

O Mutirão de Saúde da Mulher, realizado no último sábado na UBS Paim, registrou 126 agendamentos de exames citopatológicos, mas chamou atenção pelo baixo comparecimento: apenas cerca de dois terços das mulheres que confirmaram presença participaram. Para atingir esse número, foram enviadas mais de 3 mil mensagens via Zap da Saúde.
A ação teve foco no rastreamento de câncer de colo de útero e mama em moradoras do bairro São Miguel, que registra um dos menores índices de exames preventivos nos últimos dois anos. Segundo a secretária da Saúde, Kelbe Gonçalves, mais de 55 mil mulheres em São Leopoldo não realizaram os exames no período, sendo que no bairro São Miguel esse percentual chega a 90%.
Kelbe ressaltou a importância do rastreamento precoce para reduzir a mortalidade feminina e afirmou que a Prefeitura continuará promovendo ações para facilitar o acesso. O próximo mutirão ocorrerá em 11 de outubro na UBS Padre Orestes, mas exames podem ser agendados em qualquer unidade de saúde da cidade.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br / Por Luis Guilherme Zambrzycki


































Comentários