Bloco "Não Cutuca Que Eu Me Empolgo" prepara sábado de festa de Cultura e Reconstrução em São Leopoldo
- Start Comunicação

- 6 de fev.
- 3 min de leitura

Nesta quinta-feira (6), o Programa Start News recebeu o presidente do Bloco "Não Cutuca Que Eu Me Empolgo", Daniel Fagundes e asecretaria do bloco Daniela Huberty. Com 11 anos de história, o Bloco volta às ruas de São Leopoldo em 2025 com um tema de forte impacto: "Cultura e Reconstrução, o Não Cutuca é Pura Emoção". Após um ano marcado pelas enchentes que devastaram a região, o bloco busca reafirmar o carnaval como um espaço de alegria, diversidade e resistência.
Um bloco de cultura e ocupação das ruas
A secretária do bloco, Daniela Huberty, reforça o compromisso com a valorização cultural e a ocupação dos espaços públicos. “O bloco continua com a mesma ideia central, que é ser um espaço de acolhimento e alegria. O carnaval é cultura, e a cultura é fundamental na reconstrução da cidade. Nós queremos impulsionar essa alegria e fortalecer ainda mais esse sentimento após um ano tão difícil para todos”, explicou.
O bloco surgiu justamente em um momento de desvalorização do carnaval na cidade, como lembra o presidente Daniel Fagundes. “Quando começaram a surgir dificuldades e preconceitos com a cultura, decidimos ocupar as ruas. Nosso nome já diz: não mexe com a cultura, que a gente se empolga e vai para a rua”, ressaltou.
Desde então, o grupo tem levado temas importantes para os desfiles, como feminismo, diversidade e identidade racial. Este ano, a pauta central é a reconstrução da cidade e da sociedade após as enchentes. “Sempre achamos que tragédias assim só aconteciam em outros lugares. Em 2024, tomamos um ‘tapinha na cara’ e percebemos que precisamos nos unir e pensar uma nova cidade”, disse Daniel.
Ensaio Geral e programação do bloco
Antes do grande desfile, o bloco promove o Ensaio Geral, um evento aberto e gratuito que reúne atrações para toda a família. A edição deste ano acontece no dia 8 de fevereiro, a partir das 16h, na Praça da Biblioteca.
O que esperar do evento?
Música: Bateria do bloco sob comando do Mestre Caco e show da cantora Marcinha.
DJs: Ritmos variados para animar o público.
Atrações infantis: Grupo Aquarela (teatro) e os Bolheiros (recriação com bolhas de sabão).
Espaço gastronômico: Parceiros locais oferecendo chope, drinks, açaí, pipoca, pastel e mais.
“O ensaio geral é um evento para todas as idades. Queremos reforçar que o carnaval não é só para os jovens, mas para toda a comunidade”, destacou Daniela.
Bloco sustentável e economia criativa
Sem verbas públicas, o Bloco "Não Cutuca" se mantém através da venda de camisetas e da parceria com comerciantes locais. “Toda a renda dos eventos e das camisetas é revertida para colocar o bloco na rua. Quem compra nosso abadá está ajudando a cultura da cidade”, explicou Daniela.
Além do financiamento coletivo, o bloco impacta diretamente a economia do município. “Nosso público movimenta São Leopoldo. Um evento do bloco pode injetar mais de 100 mil reais na cidade, com alimentação, transporte e comércio”, destacou Daniel.
O grande desfile e a ocupação da Independência
O auge da programação acontece no dia 22 de fevereiro, com o tradicional desfile do bloco. "Nosso trajeto ainda será definido, mas queremos retomar a Avenida Independência, um espaço histórico para o carnaval da cidade", adiantou Daniel. Em anos anteriores, o bloco já reuniu até 8 mil foliões, e a expectativa para 2025 é alcançar pelo menos 4 mil pessoas.
Convite para toda a cidade
Daniela reforça o convite para que mais pessoas se envolvam no bloco, seja como foliões, voluntários ou apoiadores. "O Não Cutuca é um bloco de autogestão, formado por voluntários que acreditam na cultura. Quem quiser somar, será muito bem-vindo!", disse.
O Bloco "Não Cutuca Que Eu Me Empolgo" segue com sua missão de transformar as ruas de São Leopoldo em um grande espaço de celebração, arte e resistência. "Carnaval é festa, mas também é luta. E a nossa luta é pela cultura, pela cidade e pela reconstrução de um futuro melhor", concluiu Daniel.
A gravação completa do Programa Start News está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quinta-feira (6), às 20h20, na radiostart.com.br.
Confira a entrevista completa:
Amanda Wolff, da Redação Start































Comentários