Bom momento da economia: Ibovespa bate recorde e dólar tem menor patamar em sete meses
- Start Comunicação
- há 4 horas
- 1 min de leitura

O Ibovespa bateu mais dois recordes nesta terça-feira: fechou com alta de 1,76%, aos 138.963,11 pontos, um ganho de 2.399,93 pontos, no maior patamar de fechamento da história do índice. Além disso, na máxima do dia, chegou também pela primeira vez a 139 mil, com 139.418,97 pontos, o maior nível de todos os tempos. O maior patamar de fechamento anterior era 137.343,96 pontos, em 28 de agosto de 2024.
O céu é o limite? Ainda não se sabe, mas o avião do Ibovespa decolou da mesma forma que o real, que viu hoje o dólar comercial cair 1,34%, a R$ 5,609, com a mínima chegando a R$ 5,595. Os DIs (juros futuros) terminaram o dia mistos, com mais pé no chão.
Ata do Copom
Esses voos altos podem ser explicados por vários fatores. Então vamos por partes, ou escalas. Hoje, o Copom divulgou a Ata da reunião da semana passada e a avaliação de economistas e analistas é que a comunicação foi neutra em relação ao comunicado, quando o Comitê elevou os juros para 14,75% ao ano.
A pergunta que todos tentam responder é: afinal, o ciclo de altas da Selic acabou ou ainda há necessidade, ou espaço, para uma dose adicional, em 18 de junho? Na análise da XP, a diretoria do BC detalhou na ata que a política monetária contracionista está funcionando, mas ainda não está claro que a dose de juros até aqui é suficiente para deter a atividade a ponto de causar uma queda nas expectativas de inflação. A cautela ainda se faz necessária, mas o voo está sem dúvida mais tranquilo.
FONTE: Infomoney
Comments