top of page
Buscar

Casal que mantinha doméstica em condições análogas à escravidão em Campo Bom tem bens bloqueados


Mulher de 55 anos vivia há quatro décadas em residência da família| Imagem: Auditoria Fiscal do Trabalho/Divulgação

A família acusada de manter uma mulher com deficiência sob condição análoga à escravidão durante 40 anos em Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, teve os bens e valores bloqueados pela Justiça na sexta-feira (20). A decisão da 3ª Vara do Trabalho de Sapiranga, a 8 km do município, foi concedida após pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) e divulgada nesta terça-feira (24).


O processo tramita em segredo de Justiça, e os nomes das partes não foram divulgados pelas autoridades. Os empregadores eram um casal de idosos, com mais de 70 anos de idade, e um filho, que não viveria mais no local. O bloqueio visa de garantir o pagamento das verbas trabalhistas e indenizações por dano moral individual, existencial e coletivo em caso de condenação.


Na ação, a procuradora Amanda Fernandes Ferreira Broecker calcula em R$ 833.432,28 o valor devido à mulher resgatada, que trabalhava como empregada na residência dos réus. A juíza Adriana Freires aceitou o pedido parcialmente, determinando a inclusão de restrições ao patrimônio dos réus, além do bloqueio de valores financeiros que ultrapassem R$ 3 mil.


Relembre o resgate

O resgate da mulher, mantida sob condição análoga à escravidão em trabalho doméstico, foi realizado no dia 1º de fevereiro. Segundo as autoridades, a resgatada tem deficiência cognitiva e vivia no local havia 40 anos.


Um trabalho de inteligência foi feito antes da abordagem. No entanto, a família empregadora teria negado a existência da mulher no imóvel.


Após o resgate, a mulher relatou que realizava as atividades de manutenção doméstica da residência em uma jornada de trabalho sem limite de tempo diário ou semanal. Às autoridades, ela também contou que era impedida de sair da residência sozinha ou sem autorização da empregadora e que não podia conversar ou se relacionar com pessoas estranhas. Depoimentos de vizinhos confirmaram a versão da mulher.


Fonte: G1



0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page