
Nesta quinta-feira (22), uma nova frente fria se forma no RS devido ao desenvolvimento de um ciclone extratropical que atua sobre o oceano. O fenômeno acentua a instabilidade no Estado.
A chuva deve aparecer ao longo de todo o dia na Campanha, na Fronteira Oeste, nas Missões, no Sul e no Litoral Sul. Conforme a Climatempo, há possibilidade de temporais e granizo isolado na Campanha, Fronteira Oeste, Sul, Norte, Missões, Região Central e Vales.
Nas demais regiões do Estado, o tempo permanece instável, com chuva na segunda metade do dia, entre o período da tarde e a noite. Na Região Metropolitana e na Serra, a chuva será de moderada a forte intensidade.
Os maiores acumulados estão previstos para o Vale do Rio Pardo, em Lagoa Bonita do Sul e Vera Cruz, com 45 milímetros. Isso equivale a 33% e 35%, respectivamente, da média histórica para o mês de agosto.
A atuação do ciclone extratropical ainda deverá intensificar o vento no Litoral Norte, onde cidades como Torres devem registrar rajadas que podem variar entre 71 e 90 km/h.
Alerta laranja do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo valendo até às 10h dessa quinta, para chuva entre 30 e 60 mm por hora, vento intenso – que pode chegar a 100 km/h – e queda de granizo. O alerta laranja abrange municípios da Campanha, Fronteira Oeste e Região Sul.
A temperatura mínima será registrada em Pedras Altas, com 6°C, no Sul. Já a máxima ocorre em Vicente Dutra, no Norte: 33°C. Em São Leopoldo, a variação térmica será de 16°C a 28°C.
Fonte: GZH
Comentários