CNH terá novo modelo: aulas práticas mínimas caem para 2 horas
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 2 horas
- 2 min de leitura

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (01), uma resolução que altera o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o fim da obrigatoriedade de frequentar uma autoescola para realizar a prova prática de direção. Segundo o Ministério dos Transportes, a medida amplia as formas de preparação dos candidatos e pode reduzir em até 80% o custo total da habilitação.
A resolução entrará em vigor após publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Entre as novidades, está a oferta de curso teórico gratuito e totalmente digital, disponibilizado pelo Ministério dos Transportes. Quem preferir, poderá realizar a formação presencial em autoescolas ou instituições credenciadas. Já nas aulas práticas, a carga horária mínima será reduzida de 20 para apenas 2 horas. O candidato também poderá optar entre ter aulas em autoescolas tradicionais ou com instrutores autônomos, que serão credenciados e fiscalizados pelos Detrans.
A regulamentação prevê ainda que instrutores autônomos tenham autorização e controle integrados à Carteira Digital de Trânsito. O candidato precisará comparecer presencialmente apenas para etapas obrigatórias, como coleta biométrica e exame médico — todo o restante poderá ser feito de forma digital.
Segundo o Contran, as mudanças beneficiarão especialmente jovens sem condições financeiras para iniciar a habilitação, trabalhadores informais ou desempregados que dependem da CNH para buscar emprego, moradores de regiões com poucas autoescolas e motoristas profissionais que desejam migrar para categorias C, D e E. A expectativa é de que a nova regra também contribua para reduzir o número de motoristas não habilitados e aumentar a segurança no trânsito.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo































Comentários