top of page
Buscar

Comitê Popular define primeiras audiências públicas sobre o IFSul São Leopoldo

Imagem: divulgação/ PMSL.

O Comitê Popular em Apoio à Implantação do Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em São Leopoldo definiu, durante reunião nesta segunda-feira (22), a data, local e formato das duas primeiras audiências públicas que irão tratar, junto à comunidade, das áreas de atuação da instituição pública federal no município.

 

Conforme o Comitê, as duas audiências públicas propostas devem ocorrer na primeira quinzena de maio, na Câmara de Vereadores e no Centro de Eventos. A confirmação das datas, que ainda dependem das agendas de ambos os espaços, será apresentada nos próximos dias.

 

Conduzido pela secretária de Educação, Renata de Matos, e por representantes do IFSul, André Capellão de Paula e Alexandre Pitol, o encontro contou com a participação do reitor do Instituto, Flávio Luís Barbosa Nunes. Também participaram da reunião os membros do comitê nos seguintes segmentos: Genilso da Rosa (Câmara Temática), Júlia Langner Assunção (Conselho Municipal da Juventude – Comjuv), Patrícia Schneider (docentes da Educação Básica), Nilza da Silva (Estudantil) e Sandra Maria Balbinot (Sociedade Civil).


MEC anunciou câmpus na cidade em março


O Ministério da Educação (MEC) anunciou em março a instalação de um câmpus do IFSUL em São Leopoldo. O anúncio aconteceu durante evento no Palácio do Planalto e contou com a presença do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana. Ao todo, 100 novos campi de institutos federais vão ser criados.


Em abril de 2023, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o reitor do IFsul, Flávio Luís Barbosa Nunes, assinaram a portaria de criação de uma comissão para implantação do IFSul na cidade, durante a aula inaugural da Formação Inicial Continuada da Educação de Jovens e Adultos (EJA-FIC).


Já em setembro, São Leopoldo promoveu uma audiência pública sobre implantação do IFSul – uma ação realizada pela Prefeitura da cidade, Câmara Municipal, 14º Núcleo de professores do Estado do RS (Cpers), do Sindicato dos Professores Municipais Leopoldenses (Ceprol), Câmara Temática da Indústria, Rede Humano e do Conselho Municipal de Educação (CME).


A instalação do câmpus representa melhores oportunidades de formação pública gratuita e de qualidade, em nível médio e técnico, aos estudantes saídos do ensino fundamental e comunidade em geral, e capacita os estudantes para a inserção no mundo do trabalho.


Segundo a administração municipal, o Executivo vai disponibilizar a área do Centro de Eventos para a instalação do câmpus. A ideia é que o IFSul construa novos prédios e utilize todo o espaço do local.


Guilbert Trendt, da Redação Start

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page