top of page
Buscar

Congresso do Bicentenário debate o passado e projeta o futuro de São Leopoldo



Foto: Romeu Finato

SÃO LEOPOLDO: o município deu a arrancada final para as preparativos das celebrações dos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães. Para marcar a data, uma série de atividades serão promovidas nos próximos meses até o dia 25 de julho de 2024. Nesse sábado, 16 de dezembro, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e a Faculdades EST, realizou o lançamento do Congresso do Bicentenário – São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram (1824-2024).


"Que a gente possa resgatar as raízes desse processo imigratório da chegada dos alemães, reafirmando assim a importância de São Leopoldo cultural e economicamente para a região. E, a partir disso, debater o futuro", ressaltou o prefeito Ary Vanazzi na abertura do encontro.

 

O coordenador-geral do Congresso e das comemorações do Bicentenário, o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, compartilhou o contexto da época com o de hoje. "Vivemos um período de guerras e crises humanitárias onde se observa uma leva de imigrantes buscando novos espaços. Em 1824, houve um choque na nossa cidade. Deixamos de ser um território de exploração da monarquia e, depois do império, para nos tornarmos lar, com pessoas interessadas no desenvolvimento local", salientou. "Estamos preparando a cidade estruturalmente, mas também propondo reflexões como esse seminário que dará início a uma série de debates", acrescentou. O Congresso do Bicentenário está previsto para março de 2024 com coordenação e realização da EST.

 

O diretor geral da Faculdade EST, Valério Schaper externou a honra da instituição em acolher o Congresso. "Estamos nos preparando para sediarmos a realização de um evento histórico. Trata-se de uma grande iniciativa da Prefeitura Municipal de São Leopoldo e a Faculdades EST agradece pela confiança”.

 

Também compuseram a mesa o coordenador Estadual do Bicentenário, Rafael Gessinger e o coordenador da Comissão Histórica do Bicentenário de São Leopoldo Erny Mugge. Estiveram presentes os secretários municipais Nelson Spolaor (Geral de Governo), Juliano Maciel (Desenvolvimento Tecnológico e Turismo), Eliene Amorim (Política para Mulheres), Fábio Bernardo (Assistência Social) e o presidente da Fundação Hospital Centenário Nestor Schwertner.

 

 FONTE: SCOM/PMSL

0 comentário
banner superior START CARNAVAL 2024.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page