Douglas Dalua, um dos maiores personagens do esporte leopoldense e mundial
- Start Comunicação

- 28 de set.
- 3 min de leitura

Descer ladeiras a mais de 100 km/h sobre um skate. Poucos se arriscam, mas essa foi a vida de Douglas Rodrigues da Silva, o Douglas Dalua, atleta que colocou São Leopoldo e o Brasil no mapa do skate downhill mundial.
Três vezes campeão mundial, seis vezes campeão sul-americano e recordista do Guinness Book por vários anos consecutivos, com mais de 25 anos de disputas nacionais e internacionais, Douglas se consolidou mundialmente como um dos grandes nomes do esporte. No ano de 2007, entrou para o Guinness Book ao atingir 113 km/h na ladeira de Teutônia (RS), recorde mundial oficializado em 2010.
Dalua deu as primeiras embaladas no longboard aos 16 anos, quando utilizava o carrinho para ir trabalhar:
“Eu já pegava onda na época, então tinha alguma intimidade com o skate. Trabalhava como office-boy em um banco da capital e usava o long como meio de transporte. Além de ser uma opção barata, podia ir a vários lugares”, declarou.
No mesmo ano, Douglas desceu a primeira ladeira com o longboard. A partir desse momento, teve a certeza de que faria daquilo o seu futuro:
“Foi amor à primeira vista, uma sensação de liberdade única. Vi que poderia viver fazendo o que eu gosto”, recorda Dalua.
De São Leopoldo para o mundo

Dalua foi o primeiro brasileiro a se profissionalizar na modalidade, em 1999. Em 2006, conquistou o título brasileiro e também o sul-americano. No ano seguinte, entrou para o Guinness Book ao atingir 113 km/h na ladeira de Teutônia (RS), recorde mundial oficializado em 2010.
Mais tarde, conquistou três títulos mundiais, tornando-se referência global no esporte radical. Sua carreira soma ainda seis títulos sul-americanos e o reconhecimento como um dos maiores nomes do skate downhill speed em todos os tempos.
Superação e legado
Douglas Dalua também enfrentou momentos difíceis com lesões, mas nunca deixou de acreditar. Em 2012, conquistou o mundial na África do Sul, tornando-se o primeiro sul-americano campeão do mundo. O feito foi registrado no documentário Dalua Downhill, finalista do Prêmio Netflix.
Além das pistas, Dalua sempre enxergou no skate uma ferramenta de transformação social:
“Um vídeo atinge mais pessoas do que qualquer título. É isso que fica para a história”, declarou.
Nova fase em São Leopoldo
Atualmente, Dalua vive uma nova fase de sua vida. Depois de décadas dedicadas ao esporte, iniciou um novo caminho como produtor de imagens e assessor da Prefeitura de São Leopoldo, atuando na área de criação.
Douglas lembra que sua vida na coisa pública começou a convite da vereadora Iara Cardoso (PDT). Após a eleição do prefeito Heliomar Franco (PL), em 2024, foi convidado para integrar a assessoria do chefe do Executivo.
Para Dalua, estar em uma função pública é uma forma de retribuir tudo o que o esporte e a cidade lhe proporcionaram:
“Levar São Leopoldo para o mundo foi incrível. Agora, poder contribuir diretamente aqui é um desafio novo e muito gratificante”, afirma.
Com o skate, Douglas Dalua mostrou que era possível romper barreiras e vencer preconceitos em um esporte ainda pouco valorizado no Brasil. Hoje, mantém a mesma energia e criatividade, só que em uma nova arena: a de ajudar a construir histórias e projetos para sua cidade.
“Disputei torneios e campeonatos em dezenas de países e meus passaportes têm centenas de carimbos. Mas a paixão e o orgulho de levar o nome da minha cidade junto é o maior prêmio de todos”, declara o multicampeão Douglas Dalua, um dos maiores embaixadores do esporte leopoldense.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br / Por Bado Jacoby


































Comentários