top of page

Ex-Príncipe Andrew é preso no Reino Unido em investigação ligada a Jeffrey Epstein


Foto: DANIEL LEAL / AFP
Foto: DANIEL LEAL / AFP

Ex-Príncipe Andrew, irmão do rei Charles III, foi detido nesta quinta-feira (19), data em que completa 66 anos, pela polícia de Thames Valley, no Reino Unido. A prisão ocorreu sob suspeita de “má conduta no exercício de cargo público”, em investigação que apura fatos entre 2001 e 2011, período em que atuou como representante especial britânico para o Comércio Internacional.


Segundo as autoridades, há indícios de que Andrew teria repassado informações potencialmente confidenciais ao financista americano Jeffrey Epstein durante missões diplomáticas e comerciais. A detenção foi confirmada pela polícia da região de Windsor, onde está localizada a Royal Lodge, residência que o príncipe ocupou por décadas.

Operações de busca também foram realizadas em dois endereços na Inglaterra ligados ao caso. O Ministério Público informou que mantém contato com a polícia para acompanhar os desdobramentos.


E-mails e documentos

Novos documentos divulgados no último dia 11 reforçaram as suspeitas. Entre eles, um e-mail de 24 de dezembro de 2010 no qual Andrew teria encaminhado a Epstein um “relatório confidencial” sobre oportunidades de investimento no Afeganistão.

Outros arquivos sugerem que o ex-príncipe compartilhou relatórios sobre viagens oficiais à China, Singapura e Vietnã. Desde que foi afastado de funções públicas e despojado de títulos militares e patrocínios reais, Andrew passou a ser identificado oficialmente como Andrew Mountbatten-Windsor.


Crise na monarquia

A detenção representa mais um episódio delicado para a família real britânica. Andrew já havia sido afastado da vida pública após as revelações sobre sua relação com Epstein.

Em outubro, diante de novas revelações, Charles III decidiu retirar oficialmente os títulos reais do irmão e determinou sua saída da residência em Windsor. Andrew passou então a viver em uma propriedade real em Sandringham, pertencente ao monarca.

Fontes da imprensa britânica apontam que o rei estaria “cada vez mais preocupado” com o impacto do caso na imagem da monarquia.


Andrew já havia sido acusado por Virginia Giuffre de abuso sexual quando ela era menor de idade — acusações que ele sempre negou. Documentos do Departamento de Justiça dos Estados Unidos também trouxeram à tona fotos e e-mails que intensificaram a pressão pública sobre o duque.

Outros relatos mencionam episódios ocorridos nos Estados Unidos, incluindo uma noite em Palm Beach em 2006, na qual Andrew e Epstein teriam participado de encontros com dançarinas.

Apesar das denúncias, Andrew não se pronunciou após a divulgação dos documentos mais recentes.

Até o momento, o Palácio de Buckingham não divulgou posicionamento oficial sobre a detenção.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo

Comentários


2 COTA ÚNICA - START 1230x1020 IPTU2026
JORNAL START 1230x1020px
IMG_4264
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page