top of page

Família francesa embarca em aventura pela América Latina e São Leopoldo faz parte do trajeto


Imagem: Júlia Camargo/ PMSL.

A família Permanne, composta por David e Prune, ambos com 40 anos, e seus filhos Vanille, de 15 anos, Theophile, de 14, Apolline, de 11, e Anatole, de 5, vieram de Lille, na França, para percorrer as estradas da América do Sul, com escala em São Leopoldo, em seu próprio motorhome, carinhosamente apelidado de “Happy Family”. Com um perfil no Instagram (@1camionet4coolkids), eles compartilham suas experiências durante a viagem para que os seguidores acompanhem a jornada do grupo.


A família decidiu mergulhar nessa aventura, que tem como destino final agosto de 2024, para passar mais tempo juntos e mostrar aos filhos culturas distintas e um novo olhar sobre a vida. Esse anseio nasceu quando os filhos ainda eram pequenos e o sonho de cruzar o continente fez com que eles passassem dois anos se preparando para a viagem, construindo um motorhome personalizado do zero por eles.


A parada em São Leopoldo fez com que a família Permanne ficasse ainda mais impressionada pela hospitalidade do povo gaúcho e encantada pela cultura sul-americana. Na oportunidade, a família visitou o Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina, que é uma das maiores unidades de conservação em zona urbana do Rio Grande do Sul e uma das áreas úmidas mais importantes da América Latina, que se aproxima dos 700 hectares. No final da visita, os funcionários do parque presentearam a família com o recém lançado livro “Parque Imperatriz: O Gigante Verde do Vale do Sinos", escrito pela jornalista Anna Lúcia Garske com fotografia de Thales Ferreira e Digue Cardoso, que conta a memória da construção do espaço e de sua preservação, desde a realocação das famílias que moravam no local, até a fauna e flora presente junto ao Rio dos Sinos.


Prune destacou que o parque é mais que uma mera atração turística. “Não é somente um parque, mas também uma iniciativa social importante para a cidade e seus habitantes, que contribui para a preservação ambiental e ecológica”, disse.


Durante a jornada, a família compartilhou sua predileção pela culinária brasileira, destacando a carne assada gaúcha, camarão e doces locais.


A influência em português do casal se justifica pela estadia de trabalho em Moçambique, no sudeste do continente Africano. E mesmo que o Brasil seja um dos seus países favoritos, as limitações linguísticas dos filhos tornarão sua estadia mais breve.


De acordo com a família, o maior desafio da viagem foi a construção do próprio veículo e a limitação de espaço no caminhão para que as crianças possam correr e se divertir em caso de chuva. Mas, eles aproveitam as recompensas da viagem, como a possibilidade de conhecer pessoas, lugares e aprender sobre culturas distintas.


Os próximos destinos dessa aventura incluem lugares como Gramado, na Serra Gaúcha, Florianópolis, Capital de Santa Catarina, Foz do Iguaçu, no Paraná, cidades da Argentina, Ushuaia, Chile, Peru, Equador e Colômbia, que tem como objetivo ser o país que finaliza a rota da viagem.


Entretanto, David Permanne ressalta que o futuro desta aventura ainda pode ser alterado. “Não sabemos o que a viagem nos espera. Não sabemos o que vamos encontrar no caminho. Aventura não pode ser tudo escrita antes, senão, não é aventura”, afirmou.


Fonte: PMSL

Comments


WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
2.png
bottom of page