Famílias kaingangs recebem alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos Indígenas
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 8 minutos
- 2 min de leitura

Em São Leopoldo, 82 famílias kaingangs receberam, na manhã desta terça-feira (4), a primeira entrega de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA Indígena). A ação ocorreu na comunidade Por Fi Gá, no bairro Feitoria, e contou com a participação de produtores vinculados ao programa e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).
O município foi contemplado na primeira edição do PAA Indígena, viabilizado por meio de um acordo firmado em junho entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Voltado à segurança alimentar de famílias indígenas em situação de vulnerabilidade, o programa — gerenciado localmente pela SAS — prevê o atendimento por quatro meses, de novembro de 2025 a fevereiro de 2026. As entregas serão mensais e realizadas diretamente na comunidade, com produtos organizados conforme o número de famílias beneficiadas.
O cacique Leandro Rodrigues Fortes destacou a importância da iniciativa:
“Dependemos do artesanato e hoje em dia está muito difícil. Todo o apoio da Prefeitura, do governo do Estado e do Governo Federal é bom para nós, pois temos muitos idosos e crianças na comunidade”, afirmou.
A secretária-adjunta da Assistência Social, Patrícia Giacomini, comemorou a adesão ao programa:
“Estamos muito felizes por participarmos deste edital, que vai apoiar a comunidade com alimentos de boa qualidade”, destacou.
A secretária de Assistência Social, Simone Dutra, reforçou o compromisso com a segurança alimentar das populações vulneráveis:
“Buscamos fortalecer e ampliar as iniciativas voltadas ao acesso a uma alimentação saudável, respeitando a cultura e a organização de cada comunidade”, ressaltou.
Durante a programação, equipes da SAS e da Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) realizaram atendimentos à comunidade, com atualização de cadastros, consultas e vacinação. Participaram as equipes do Cadastro Único, do CRAS Leste, do Departamento de Segurança Alimentar, da unidade móvel de vacinação e da equipe volante da saúde.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo


































Comentários