top of page

Formatura celebra qualificação profissional de migrantes e refugiados no Senai


Foto: Laira Tapia
Foto: Laira Tapia

O auditório do Senai sediou, nesta quinta-feira (11), a formatura da turma do Curso de Logística voltado a migrantes e refugiados residentes em São Leopoldo. A capacitação, com 180 horas de duração, reuniu 23 estudantes e marcou um momento de emoção, acolhimento e celebração de conquistas, acompanhado por familiares e parceiros do projeto.

A iniciativa foi viabilizada por meio de uma ampla rede de instituições, incluindo o Senai, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), as Faculdades EST, o Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas (Comirat-SL), a Stihl, o Projeto Tarin/Unisinos, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), o Sindimetal e a Cátedra Sérgio Melo (Unisinos). Juntas, essas entidades atuam para promover inclusão e ampliar o acesso à formação profissional.


O curso teve como objetivo preparar migrantes e refugiados para o mercado de trabalho na indústria, estimulando autonomia financeira e ampliando oportunidades de inserção profissional. Para o aluno Stevenson Clermond, a formação representa um passo importante na trajetória no Brasil.“Esse curso de operador de logística é muito importante no mercado de trabalho. Nele, a gente aprende a organizar, conferir, trabalhar em equipe — tudo isso faz parte da logística. Para mim, isso é muito importante para quem quer ter mais oportunidades de crescimento”, destacou.


O professor da turma, Salvatore Puglia, ressaltou a evolução dos estudantes e o impacto da experiência. “Eles chegaram um pouco assustados. Na verdade, não são apenas migrantes, são refugiados, pessoas que tiveram que sair à força de seu país. No início estavam separados, mas, com o tempo, viraram uma equipe. Dei o curso como se eles fossem começar em uma empresa: como conseguir um emprego e como se manter nele. Trabalhei o conteúdo pedagógico, mas sempre preparando para o mercado.”


Puglia também elogiou o comprometimento da turma: “A atitude deles demonstrou tudo. Eles honraram essa oportunidade. Aprendemos sobre ética, honestidade, dilemas e história. Conteúdos que ajudam a superar dificuldades e a se relacionar. Viramos uma equipe. E é assim que melhoramos o mundo: ajudando pessoas a terem oportunidades.”

A formatura representa mais um avanço nas políticas locais de inclusão e qualificação de migrantes e refugiados, fortalecendo o acesso ao trabalho e à cidadania em São Leopoldo.


Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page