Gente de São Leopoldo: professora Luciana Domingues Ramos é finalista do Prêmio Educador Nota 10
- Start Comunicação

- 9 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Professora da rede municipal de São Leopoldo, da EMEF Professor João Carlos von Hohendorff, está entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita. A lista foi divulgada nesta terça-feira (08)
De acordo com o anúncio do prêmio, a professora de português e geografia do Ensino Fundamental, Luciana Domingues Ramos (anos iniciais) se destacou por mostrar excelência em suas práticas, sendo exemplo na Educação Básica brasileira. O prêmio é destinado a professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. “Já é um grande prêmio só de estar nesse grupo de finalistas, comemoro como se estivesse premiada, só por estar ali com o nome da escola e o trabalho de toda a rede”, diz Luciana sobre o reconhecimento nacional. A professora desenvolveu o projeto “Se essa rua fosse minha” com uma turma de 2º ano, durante o ensino remoto na pandemia. “Como nem todos os alunos tinham acesso a celular, eu comecei a trabalhar com o material didático que eu tinha disponível, que era o livro”, explica a professora que abordou o ensino da língua portuguesa com as cantigas populares e a geografia através da observação, pela janela de casa, do lugar de viver.
“O projeto só aconteceu porque eu tinha os alunos engajados, os pais muito presentes e parceiros, uma equipe diretiva e a rede de ensino que deu suporte. Estou orgulhosa de ter participado e já é uma grande vitória de toda a rede municipal”, comemora. Se essa rua fosse minha
A professora Luciana precisou reatar os vínculos com seus alunos depois de mais de meio ano em que a escola ficou sem atividades. Para o ensino remoto, teve a sensível ideia de pedir a cada uma das crianças para observar a paisagem urbana da “moldura” da janela de casa. Apoiada nas temáticas de Geografia e Linguagens, ela incentivou ações de pesquisa sobre as ruas da cidade de São Leopoldo, particularmente características (pavimentação, calçadas, iluminação de rua, arborização etc.) e vivências do entorno da escola e das residências. O trabalho “Se essa rua fosse minha” usou ferramentas adequadas para isso como Google Earth, GoogleForms, WhatsApp e vídeos. Suas propostas articularam o material didático, a temática geográfica e o foco no ensino por investigação, o que incluiu o levantamento de dados empíricos das ruas do bairro. Consciente de que precisava fazer a turma avançar no processo de alfabetização, Luciana colocou-os em contato com a leitura, a escrita e a comunicação de maneiras diversificadas, colaborativas e com engajamento para se localizar, reconhecer e refletir sobre sua realidade e seu lugar no mundo.
Fonte: PMSL

































Comentários