GM retoma atividades na próxima segunda em Gravataí na expectativa de novo modelo
- Start Comunicação

- 12 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Os trabalhadores da General Motors (GM) em Gravataí retornarão às atividades na próxima segunda-feira (16) após uma parada técnica que começou em 16 de setembro. O anúncio foi feito pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra), Valcir Ascari, que destacou o acordo entre sindicato e empresa como bem-sucedido.
“Essas paradas são corriqueiras. Desta vez, a GM afirmou que investirá fortemente em tecnologia”, comentou Ascari.
Em julho, a montadora anunciou um investimento de R$ 1,2 bilhão no complexo industrial de Gravataí, com o objetivo de produzir um novo veículo da marca Chevrolet. Segundo a GM, o modelo será de um segmento inédito no Brasil e faz parte da ampliação da linha de compactos da empresa. O automóvel, cujo lançamento está previsto para 2026, ainda não teve detalhes revelados.
Ascari afirmou não ter informações adicionais sobre o veículo, mas celebrou os novos investimentos, ressaltando a importância de se atentar às questões humanas na indústria automotiva. “Hoje, as plataformas de produção são globais. O mesmo carro que fazemos aqui pode ser produzido no México, em São Paulo, ou onde eles decidirem. Com a inteligência artificial, o trabalho humano tende a diminuir bastante, especialmente no setor de autopeças. Se você não souber negociar e dialogar bem com essas pessoas, não consegue garantir esses investimentos”, destacou Ascari, mencionando o papel do Sinmgra na defesa dos cerca de sete mil funcionários do complexo de Gravataí.
Ascari, que também é 1º Secretário-Geral e Coordenador de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), tem se dedicado a discutir o impacto da inteligência artificial (IA) no setor automotivo. “Uma análise recente nossa mostrou que, possivelmente, até 2040, cerca de 80% do trabalho será realizado por IA”, afirmou.
A parada técnica faz parte da primeira fase do ciclo de investimentos da GM e coincide com as celebrações dos 100 anos da montadora no Brasil. Desde o início das atividades da fábrica em Gravataí, em julho de 2000, mais de 4,7 milhões de veículos foram produzidos no local. “A escolha de Gravataí é estratégica, pois é uma fábrica preparada para produção em alto volume e reforça nosso compromisso com o estado do Rio Grande do Sul”, afirmou Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul.
O setor de Comunicação da GM confirmou que as operações no complexo de Gravataí serão retomadas na próxima segunda-feira, mas não forneceu mais detalhes sobre os próximos passos do investimento anunciado.


































Comentários