Governo federal envia Força Nacional do SUS a Roraima para monitorar fronteira com a Venezuela
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 7 dias
- 1 min de leitura

O Ministério da Saúde enviou uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para Roraima, com o objetivo de avaliar estruturas de saúde, profissionais, vacinas e outros insumos na região de fronteira com a Venezuela.
Em nota, a pasta informou que elabora um plano de contingência para resposta do SUS diante de um possível agravamento da crise internacional e aumento da demanda de migrantes, após ataque conduzido pelo governo dos Estados Unidos. Segundo o ministério, até o momento, o fluxo migratório segue dentro da normalidade.
As equipes destacadas possuem experiência em situações de emergência e avaliam a capacidade das unidades hospitalares, incluindo a possibilidade de ampliação. Caso necessário, o governo federal poderá instalar hospitais de campanha e reforçar estruturas existentes.
O ministério também se colocou à disposição da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para apoio humanitário, com o fornecimento de medicamentos e insumos, após a destruição de um centro de distribuição na cidade venezuelana de La Guaira.
“O SUS garante atendimento integral a todas as pessoas em território nacional, independentemente de nacionalidade ou status migratório”, destacou o comunicado.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Correio do Povo































Comentários