top of page

Idosa que caiu de maca enquanto fazia exame no RS morreu de traumatismo crânio encefálico


ree
Atestado de óbito de Vera Regina Guedes | Imagem: Reprodução/g1

A idosa que caiu de uma maca enquanto fazia um exame em Porto Alegre teve a causa da morte atestada como "hemorragia e edema encefálico, traumatismo crânio encefálico". Vera Regina Guedes, de 67 anos, estava sendo atendida para tratar uma gastrite na Unidade de Saúde do bairro Bom Jesus. Ela caiu da maca enquanto fazia uma radiografia. A morte cerebral foi atestada na quarta-feira (13).


O atestado de óbito ainda identifica o tipo de morte como "violenta".


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a paciente teve uma agitação enquanto era feito o exame e acabou caindo. Os funcionários da unidade serão ouvidos pela SPDM, empresa que administra o local.


O caso

Vera Regina Guedes foi encaminhada pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) à Unidade de Saúde após sentir uma queda de pressão no domingo (10). O diagnóstico de gastrite veio após oito horas e então a equipe médica quis realizar uma radiografia complementar.


O filho da paciente, Leandro Guedes, conta que 15 minutos depois a equipe retornou, apagou as luzes do corredor e deixou a mãe ao lado dele, justificando que os pacientes que estavam no corredor precisavam dormir.


Leandro disse que estranhou a atitude de um dos enfermeiros, pois estava com um saco de gelo enrolado em um pano para passar no rosto de Vera. O profissional disse ao filho da paciente que ela tinha tido uma luxação por bater na guarda da cama.


Após a Brigada Militar (BM) ser acionada por Leandro, um enfermeiro e o médico da unidade admitiram que a paciente havia caído da maca. No prontuário, a queda está registrada como "acidente interno".


Vera então foi transferida para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde, segundo a família, uma tomografia identificou uma fratura no crânio e no rosto. Ela entrou em coma na segunda-feira (11).


Nota da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a paciente referida foi submetida a uma radiografia no Pronto Atendimento Bom Jesus. Durante o procedimento, ela apresentou agitação e acabou caindo da maca. A paciente estava o tempo todo acompanhada de funcionários, e foi atendida imediatamente após o acidente, sendo transferida para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). Os funcionários estão sendo ouvidos pela SPDM, empresa administradora do serviço, sobre o ocorrido.


Fonte: g1


Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page