Incêndio atinge Pavilhão dos Países e paralisa atividades da COP30 em Belém
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 8 minutos
- 2 min de leitura

Um incêndio registrado na tarde desta quinta-feira (20) interrompeu as atividades da COP30, em Belém (PA). O fogo começou no Pavilhão dos Países, localizado na Zona Azul — principal área da conferência — e foi controlado em cerca de 30 minutos. Não houve feridos.
Os primeiros focos foram percebidos pouco depois das 14h, levando as equipes de segurança a determinar a evacuação completa da Blue Zone. A medida paralisou os trabalhos oficiais do evento, onde ocorrem as reuniões entre ministros, negociadores e delegações internacionais.
Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho, o incêndio teria começado em um estande da Índia. As equipes trabalham com duas hipóteses iniciais para o incidente: falha em um gerador ou curto-circuito no próprio estande. O Corpo de Bombeiros isola a área para avaliação, enquanto a ONU aguarda autorização para retomar a programação.
O que funciona na Blue Zone
A Zona Azul, também conhecida como Blue Zone, concentra os espaços mais estratégicos da COP30. É ali que se reúnem representantes de governos, ministros e negociadores responsáveis pelas decisões oficiais da conferência. O local também abriga os estandes dos países, onde são apresentados projetos e iniciativas relacionadas ao clima.
O Pavilhão dos Países
O Pavilhão dos Países fica na entrada da Blue Zone e reúne estandes das delegações nacionais e de organizações internacionais, como ONU e OTCA. O espaço não abriga as negociações formais, mas é voltado para debates técnicos, mesas temáticas, apresentações de pesquisas e painéis sobre políticas ambientais.
A área funciona como vitrine para que cada nação apresente suas estratégias e propostas de enfrentamento às mudanças climáticas, além de receber encontros bilaterais e atividades paralelas às discussões oficiais.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: G1































Comentários