Instituto Penal de São Leopoldo promove roda de conversa pelo Mês da Consciência Negra
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 2 horas
- 2 min de leitura

O Instituto Penal de São Leopoldo (IPSL) realizou, na segunda-feira (24), uma roda de conversa em celebração ao Mês da Consciência Negra, reunindo apenados da instituição em um momento de reflexão sobre igualdade, diversidade e enfrentamento ao racismo.
A atividade contou com a participação de Lise Oliveira, chefe do Departamento de Igualdade Racial de São Leopoldo, ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos; Ana Lúcia Magalhães, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR); e Itamaris Dias, coordenadora da Associação Criança e Adolescentes Ellen Rosa (Acaer).
Conduzido pela presidente do CMPIR, o encontro incluiu uma dinâmica coletiva e a exibição de um vídeo que provocou debates sobre o 20 de novembro — Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a resistência histórica da população negra e o impacto do racismo estrutural na sociedade. Os participantes foram convidados a relacionar os temas com suas próprias vivências e trajetórias.
Programação do Mês da Consciência Negra
Ao longo de novembro, diversas ações foram realizadas em São Leopoldo, entre elas:
Roda de conversa com as escritoras Josiane Prestes e Simone Cristina Reis;
Celebração do Dia Nacional da Umbanda;
Participação na Tribuna Livre;
Tarde cultural promovida pela Acaer;
Palestra na Unisinos.
A programação reforça a importância da história, cultura, religiosidade e das contribuições da população negra para o país, além de evidenciar os desafios persistentes no combate ao racismo e aos preconceitos.
Para encerrar as atividades, está prevista a realização da Feira da Consciência Negra e ExploBlack, no domingo, 30 de novembro.
O Mês da Consciência Negra é uma iniciativa organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) e instituições parceiras.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo































Comentários