top of page

Leite confirma manutenção da isenção de ICMS para hortifrutigranjeiros


Imagem: reprodução/ Internet.
Imagem: reprodução/ Internet.

O governador Eduardo Leite anunciou que a isenção do ICMS sobre alimentos hortifrutigranjeiros será mantida no Rio Grande do Sul. A decisão revoga a proposta de revisão dos benefícios fiscais apresentada no início do ano, que previa o fim da isenção como forma de recompor a arrecadação diante da Reforma Tributária nacional.


Leite atribuiu a decisão a dois fatores principais: as mudanças aprovadas pelo Congresso na regulamentação da Reforma Tributária e a recente alteração nos indexadores da dívida estadual com a União, aprovada pelo Senado na última terça-feira (17). "A revisão dos indexadores da dívida, quando efetivada, vai pressionar menos o nosso orçamento, possibilitando a revogação da revisão dos benefícios fiscais, que entraria em vigor no início de janeiro", justificou o governador.


A manutenção da isenção havia sido prometida por Leite durante as enchentes de maio, como forma de aliviar o impacto financeiro sobre a população. A medida também foi influenciada pela nova regra que ajusta o cálculo da arrecadação média dos Estados entre 2019 e 2026 para o futuro modelo do imposto IBS. Com a mudança, o impacto das receitas de curto prazo na divisão futura do imposto será menor do que o previsto inicialmente.

Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page