Lula diz que pode vetar PL que reduz pena de Bolsonaro: “Tem que pagar pela tentativa de golpe”
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 2 horas
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (11/12) que ainda vai analisar se vetará o projeto de lei que reduz penas para condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, medida que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto, aprovado pela Câmara nesta semana, segue agora para o Senado.
Em entrevista à TV Alterosa, Lula disse que não tem pressa para decidir, mas reforçou que Bolsonaro deve responder pelos crimes.“Quando chegar à minha mesa, eu tomarei a decisão. Farei aquilo que entender que deve ser feito, porque ele tem que pagar pela tentativa de golpe, pela tentativa de destruir a democracia”, declarou.
O projeto altera regras de progressão de regime, permitindo avanço após cumprimento de um sexto da pena, em vez de um quarto. Também propõe acabar com a soma de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito, o que reduziria significativamente a punição de Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão. Segundo o relator, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), a pena poderia cair para até 2 anos e 4 meses.
Lula citou ainda o plano “Punhal Verde Amarelo”, que, segundo investigações, previa atentados contra ele, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. O presidente classificou o envolvimento de Bolsonaro na trama como “muito grave”.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Metrópoles































Comentários